Sobre as Redes
Quando eu comecei o quadro Sobre as Redes, meu objetivo principal era traçar as melhores estratégias para que a gente pudesse utilizar da melhor formas as redes sociais, fosse para uso pessoal, fosse para fins profissionais.
Hoje, passado alguns anos após a criação do quadro, percebo que esse espaço tem sido usado majoritariamente para trazer informações políticas e geopolíticas.
E porque?
Porque, com disse na postagem anterior do quadro, "As Redes Sociais são a Nova Potência Mundial", algo que fora inicialmente criado para gerar laços e ampliar as suas relações sociais, se transformaram em ferramenta de manipulação da massa.
Por conta disso, o quadro começou a tomar outra conotação, pois precisava acompanhar o uso das Redes Sociais em seu novo contexto: político e geopolítico e não mais... social.
Que, em se tratando de capitalismo, tudo que pode ser usado contra você, será usado contra você, isso sabemos.
Mas o uso das Redes Sociais para manipulações e interferências políticas, o pagamento por alcance e engajamento e afins vem fazendo com que esses espaços, de troca de ideias e interações, se tornem ambientes pesados e até cansativos.
Em contrapartida, em uma era tecnológica ondo o smartphone se tornou nosso 3º lugar, o que nos resta? Afinal, a crise econômica que afeta as classes sociais mais baixas só aumentam o interesse das elites econômicas em nos manter nesse lugar vazio.
Se as Redes Sociais outrora foram refúgios, agora se tonaram prisões.
Comentários
Postar um comentário