Se você está fazendo o nosso Desafio Musical, sempre no final de toda semana, nós temos deixado por último a escolha do título, pois título não é tema e é muito importante que você leve em consideração alguns critérios na hora de você escolher o Título da sua Letra de Música. O Desafio Musical, escrevendo uma letra de música por semana, tem por objetivo ativar a criatividade um pouco cada dia e tem sido um sucesso aqui no blog. Essa é mais uma aula do quadro Como Escrever Letra de Música, confira o sumário:
Quando for escolher um Título, tome a sua experiência como referência: quando você vai procurar uma música, que critério você usa? A rigor, nem sempre lembramos ou sequer sabemos qual o Título da música, portanto, recorremos aos trechos ou às palavras chaves para achar a música que estamos procurando, não é assim?
Logo, quando você for escolher o Título da sua Letra de Música, leve isso em consideração.
A seguir, sugestões de critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher o Título.
PALAVRA-CHAVE DA LETRA DE MÚSICA
A palavra chave tende a ser a palavra que se destaca dentro da sua letra de música. Por exemplo, "Respostas" do Skank usa uma palavra presente na música que representa do que se trata a obra. Nem sempre a palavra-chave vai ser uma síntese da obra, muitas das vezes usa-se a palavra que se destaca e que irá facilitar a busca da música quando se está procurando por ela. "Meu Erro" do Paralamas do Sucesso usa uma palavra chave de destaque da letra de música que facilita na hora de as pessoas pesquisarem ou reconhecerem a música pelo seu Título.
SINTETIZAR DO QUE SE TRATA A OBRA
Outro critério é você sintetizar do que se trata a sua letra de música. "Evidências" é o título do hino de Chitãozinho e Xororó, mas perceba que ela não chega a ser a palavra que está em destaque, sem saber o nome do título, provavelmente você pesquisaria "E Nessa Loucura" ou "Dizer que Não te Quero", que são os versos que encabeçam o Refrão, porém, "Evidências" sintetiza do que se trata a obra, está presente no refrão e se consolidou bem como Título. No Brasil, todo mundo sabe de que música se trata quando se fala o Título da obra: "toca 'Evidências' aí".
Outra opção interessante ao sintetizar do que se trata a Letra de Música pelo Título é que ele pode resumir ou dar a resposta sobre o que é a letra de música. Então, a música "Oração" da Banda Mais Bonita da Cidade tem o termo "Oração" dentro dela, mas perceba que o formato da música, que é um formato infinito, ou seja, o último verso é o início do primeiro verso dando essa sensação de infinito, também nos remete a um mantra a ser repetido. Por isso, mais do que escolherem a palavra-chave da música como Título, escolheram também um termo que explicasse o conceito da obra.
você pode escolher como Título algo que somente sintetize, para
TRECHO DE DESTAQUE DA PARTE A OU REFRÃO
Outro boa escolha de Título é escolher o verso ou parte do verso que encabeça a Parte A ou o Refrão. Isso porque, conforme disse acima, as pessoas tendem a pesquisar a letra de música de acordo com o trecho e se o trecho já é o título, quando abrirem as opções de música com aquele verso, a pessoa, sabendo quem é o intérprete ou autor, não terá dúvidas que aquela é a letra de música que ela está procurando. A música "Amor, I Love You" da Marisa Montes tem esse Título pois compõe o Refrão e não faria sentido colocar como Título "Deixa eu dizer que te Amo", o primeiro verso da obra, quando o "Amor, I Love You" é o Refrão e se repete inúmeras vezes. Usando a mesma logica, temos "Dias de Luta, Dias de Glória" do Charlie Brown, que usou o trecho do Refrão para encabeçar como Título tornando fácil a memorização do título da música. Logo, se a sua música tem muita repetição de termos, a sugestão é que esse termo seja o Título até por uma questão de coerência. "Flor e o Beija-Flor" do Henrique e Juliano com participação da Marília Mendonça é o título da obra e está presente logo nos primeiros versos, tornando fácil identificar a obra.
Leve as informações acima em consideração na hora de escolher o seu Título e boa produção criativa.
A gente se vê na próxima aula e esse é um material complementar e gratuito ao meu curso que te ensina a escrever Letra de Música na prática, o "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música". Clique na imagem abaixo e comece agora mesmo a escrever as trilhas sonoras da sua vida ou da vida dos outros também, porque não precisa ser sobre você. Até a próxima aula.
Comentários
Postar um comentário