Apesar de ser muito comum escrever sobre amor e suas variações, é importante que o letrista busque ampliar o leque de possibilidades sobre qual tema escrever. Músicas que abordam amor, traição, término tendem a encontrar no público um lugar comum e não por acaso são músicas com esse tema as que mais escutamos nas rádios.
Porém, nem só de amor romântico vive a letra de música e é interessante que você amplie as possibilidades de escrita, que podem ser criar músicas infantis, ou que retratem o meio ambiente (quem aqui não conheceu a música "Planeta Água" do Guilherme Arantes?), músicas com críticas sociais (como a premiada música "Minha Alma" de O Rappa?), músicas que trabalhem a autoestima ou retratem estados psicológicos, como tristeza, angústia etc.
Marília Mendonça conta que na música "Amante não tem Lar" houve a preocupação de a música não ser bem aceita pelo público, afinal, quem irá se compadecer da amante? Porém, a música foi um sucesso, uma vez que retratou uma realidade silenciada e que levava à uma reflexão interessante: ser amante para que? Uma vez que te coloca em um relacionamento repleto de solidão.
Tente passear por temas variados para que a sua letra de música não fique redundante demais falando sempre das mesmas coisas. Ter um repertório variado, mesmo que retratando o amor, há vários aspectos do amor que podem ser abordados e você pode trabalhar em cima disso.
Desafie-se a escrever sobre temas que a rigor você não escreveria e se certifique de se aprofundar no tema para o que você escrever não soar artificial. Suponhamos que você é uma pessoa que nunca morou em uma favela, mas gostaria de escrever algo a respeito. É importante você pesquisar bastante sobre para que a sua música não receba críticas negativas e seja ridicularizada por ser uma visão clichê sobre uma realidade que não é a sua.
Boa produção criativa.
A gene se vê na próxima aula.
Comentários
Postar um comentário