Dica, Sua Linda
Inspirada em Solo Leveling, em que o protagonista precisa cumprir missões diárias todos os dias para poder evoluir, achei bem mais inspirador a gente pensar nas tarefas diárias em missões a serem concluídas.
Não que seja incomum no nosso vocabulário a gente dizer "missão cumprida" quando terminamos uma tarefa ou os exercícios físicos do dia, porém, falamos isso de maneira involuntária, como um bordão e não fazendo de forma consciente, como uma missão a ser concluída para a evolução diária.
Por isso, a proposta é que sejam elaboradas as missões fixas diárias a fim de que elas sejam executadas e, se você quiser, você pode inserir pontos e cada vez que você alcança uma certa pontuação, você se bonifica de alguma forma. Então, por exemplo, se você não fez exercícios físicos todos os dias ou nos dias estipulados, você também não vai poder fazer aquele lanche no final de semana, mas se você fez, como você acumulou pontos, o lanche está liberado.
Por certo, não é para você levar ao pé da letra e transformar isso em uma punição para você mesmo, até porque, nessa vida de cão, a gente não precisa de mais punições na nossa vida. É apenas uma forma de você manter o movimento das coisas e conseguir estabelecer o que você precisa fazer todos os dias, até que isso se enraíze como um hábito.
Então, aqui vai a sugestão de como você pode montar a sua lista de missões por dia:
- Limpar o ambiente: sempre mantenha seu ambiente limpo e organizado. Isso ajuda você a manter a mente livre de mais uma tarefa (tenho que limpar o banheiro, tenho que limpar a casa) e fazer uma tarefa por dia vai evitar acumular e fazer com que você tenha que fazer tudo de uma vez só, tornando a limpeza da casa uma tarefa exaustiva. Separe as atividades por dia da semana, por exemplo, na segunda você vai lavar o banheiro; na terça, você vai limpar o chão e passar pano; na quarta, você vai limpar os móveis e assim por diante. A cozinha precisa ser limpa todos os dias, então, ela precisa estar na lista porque comemos e sujamos louças, não é mesmo. Sempre terminar a tarefa do dia, marque a missão como cumprida.
- Fazer seus exercícios físicos. É importante manter a rotina de exercícios. Se você não frequenta uma academia, ao menos compre uma bicicleta ou esteira, ou até mesmo uma uma corda de pular que você poderá fazer algum exercício por dia até que você pegue resistência e vá acrescentando levantar pesos, fazer exercícios localizados. Há uma série de exercícios disponíveis gratuitamente no YouTube que você usa o peso do próprio corpo. E, claro, você sempre pode caminhar e correr em locais abertos, como parques e ciclovias.
- Leituras diárias. Realize leituras diárias. Nem que sejam apenas 20 à 30 páginas, se todos os dias você ler um pouco, você adquire o hábito e mantem a mente focada em ao menos uma atividade. Isso irá ajudar a regular as ondas cerebrais em um período em que a tecnologia e o uso frequente de telas tem deixado nosso cérebro acelerado. Também vai ajudar a exercitar as suas vistas. Só uma coisa: evite leituras devocionais, tente ler algo que ative a sua criatividade, como livros literários. E por que? Porque os devocionais e autoajuda irão fazer com que a sua mente foque no seu eu empírico, enquanto leituras literárias irão aflorar o seu eu lírico, isso irá ativar a parte criativa do seu cérebro e trabalhar áreas que podem estar dormentes, por isso a importância de ler literaturas.
A lista é pequena, mas se você parar para pensar, mas que deixamos de fazer em detrimento de ficarmos em telas - e isso é auto crítica - logo, o pouco de cada dia vai fazer uma diferença absurda a longo prazo, tanto mentalmente, quanto fisicamente.
Organize sua lista onde você achar melhor: no smartphone, em uma agenda, em um quadro planner, um quadro planner de papel... o que for melhor para você! Separei algumas opções para você escolher o que melhor te atrai, só clicar nos links. A propósito, eu tenho todos!
Ah, e o prêmio por fazer essas coisas?
Dopamina boa!
Comentários
Postar um comentário