As Figuras de Linguagem são muito usadas na comunicação, principalmente, no português brasileiro que usa muitas analogias e referências para se expressar no dia a dia, o que já faz com que as letras brasileiras - desculpa aos outros idiomas e falantes de português de outros países - serem belíssimas com o uso abundante e poético das conotações para descrever cenários e sentimentos.
Porém, é importante saber dosar as figuras de linguagem na sua produção de letra de música, porque o uso exagerado pode deixar a sua letra de música pedante e cafona. Mesmo o clichê pode ser usado, mas é necessário saber usar o clichê.
Uma boa forma de usar as figuras de linguagem é saber equilibrar o conotativo do denotativo, ou seja, saber mesclar bem o que é literal e o que é figurativo.
A sua letra de música pode ser uma grande metáfora de um cenário específico, como por exemplo o trecho da música "Pais e Filhos" do Legião Urbana que diz "Estátuas e cofres e paredes pintadas, ninguém sabe o que aconteceu. Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender (...) Dorme agora", retratando com eufemismo, uma figura de linguagem, o suicídio de uma menina rica ("estátuas, cofres e paredes pintadas" remete à uma pessoa que possui condição financeira boa).
Por isso, para deixar a sua letra de música com muita poesia (relembre a diferença entre poema, poesia e letra de música), estude e domine as figuras de linguagem, pois elas trarão beleza e riqueza para a sua obra.
A gente se vê na próxima aula e esse é um material complementar e gratuito ao meu curso que te ensina a escrever Letra de Música na prática, o "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música". Clique na imagem abaixo e comece agora mesmo a escrever as trilhas sonoras da sua vida ou da vida dos outros também, porque não precisa ser sobre você. Até a próxima aula.
Comentários
Postar um comentário