RENDIMENTO SEMANAL: FIM OU PAUSA?
Amigos leitores,
Como eu disse na postagem (POSTAGEM), não haverá mais o Rendimento Semanal por um motivo muito prático:
Eu mantinha o Rendimento Semanal para eu ter sempre os pés no chão sobre o que está acontecendo mesmo nas Redes Sociais, ou seja, se o meu flop era um flop mesmo ou se era impressão minha, se estava tendo entrega sim, mas eu tinha a percepção de não estar sendo entregue.
Geralmente, a gente analisa se o perfil vai bem por meio dos engajamentos: as pessoas estão interagindo com você? Comentam suas postagens? Compartilham? Logo, mesmo que a gente olhe nos Analytics, Insights, Análises, em se tratando de redes sociais - que é diferente daqui no blog, por exemplo - se a gente não vê interação, deduzimos que a rede está morta. O motivo é simples: as postagens em redes sociais, como Insta e Facebook, tem tempo de vida útil... se não houve engajamento nas primeiras duas horas, não haverá mais! Diferente aqui do blog, que eu posto, mas as postagens, mesmo as mais antigas, seguem circulando... diferente do Pinterest, que eu não posto há um tempão, e seguem circulando... entendem meu ponto?
Anos e anos tentando fazer minhas redes sociais crescendo e meu movimento nunca é ascendente, é descendente: quanto mais faço, menos resultados obtenho.
E isso foi gerando em mim uma frustração enorme, motivo pelo qual eu sempre paro e volto a postar.
Acabei chegando às seguintes conclusões, depois de todos esses tantos e tantos anos:
Páginas e perfis no Instagram e Facebook não criam audiência sozinhos. Ou você está disposto a fazer um investimento razoavelmente alto para conseguir alcançar Seguidores, de preferência engajados - ou seja, na hora de patrocinar, é melhor uma campanha de engajamento, não seguidores - ou você está fadado ao marasmo.
No perfil Natacha Macsan do Insta, eu fiquei um mês postando 3x ao dia, são horas e mais horas editando as postagens, para chegar e não conseguir um mísero seguidor e ainda saturar os poucos coitados que estavam dispostos a me dar uma moral... sério: me senti sendo uma pessoa que incomoda os outros. A angústia foi tão grande que eu simplesmente removi todos os seguidores do perfil... até mesmo para eu ver se o Instagram, sem ter que ficar me enrolando dizendo que entregou minhas postagens para meia dúzia de pessoas, daria um jeito de entregar para pessoas potencialmente interessadas no tema. A resposta: não, ele não tem!
Meu perfil no Tik Tok, por mais que eu quisesse de todo meu coração fazer um conteúdo segmentado, eu não conseguia engajamento nas postagens. Postagens estas que demandam toda uma preparação e produção. Entregou somente os conteúdos falando sobre BBB... complicado, né?
No momento em que lhes escrevo esta postagem, upei uns Shorts no YouTube.. quando olhei, tinha ganhado 13 seguidores. Pensei "eba!". Olhei de novo, perdi 3. Isso porque eu voltei com as lives e já tinha perdido 2 seguidores, enquanto ganhei 2.
Complicado, né? Parece que você tá enxugando gelo!
Infelizmente, não posso chegar e reclamar também, porque esse é o comportamento do usuário. Ora, eu também não me sinto obrigada a seguir ninguém, não posso obrigar os outros.
Então, cheguei a um ponto em que eu não importo mais!
Simples assim!
Ainda tenho intenção de "arrumar a casa", coisa que estou fazendo aqui no blog e farei no YouTube, mas eu não vou mais ficar olhando Insights em plataformas que eu não vejo engajamento nenhum, como é o caso do Insta e Facebook, não faz sentido! O engajamento precisa ser real, não imaginário.
Esotu voltando com as lives aos poucos, pretendo bater essa meta - absurda - do YouTube para monetizar lá, porque, ao menos, eles pagam, né? Diferente de uns e de outros. E vou focar onde eu possa ter ganho real e não um ganho para o meu ego, como Tik Tok (que até paga, mas está tão difícil lá quanto os outros) e Instagram.
Tenho muitas decisões a tomar, mas não pretendo mais criar um "Rendimento Semanal", em que eu olhava perfil a perfil o que estava acontecendo. Tenho pensado em deixar um breve resumo no quadro fixo aqui do Blog, o "Resumo Semanal", só para eu mesma ter os dados em algum lugar, mas olhar um a um como eu fazia, isso eu não pretendo mais. Não vou colocar mais prints que ocupam muita memória do celular e me faziam perder horas e mais horas de edição. Vou apenas sinalizar quantos seguidores, inscritos, sei lá o que ganhei. Apenas! Acredita em mim quem quiser.😅
Então, amigos, dando adeus - não sei se eterno - para o quadro Rendimento Semanal, confesso que eu gostava de olhar tudo bonitinho, mas a fim de não criar sobre mim uma expectativa sobre algo que não está sob meu controle e conta com a boa vontade de algoritmos em redes que se saturaram de lixo virtual - por exigênica delas próprias, encerro esta postagem.
Tenho novidades ainda para trazer, novos quadros, mas que só poderei por em prática quando eu terminar de "arrumar a casa".
Conto com vocês aqui...
A gente se vê na próxima postagem e obrigada a todos os leitores que me fazer ter imenso prazer de seguir criando conteúdo para o blog, mesmo que eu não saiba quem vocês são... a impessoalidade é o que mais ajuda, se vocês querem saber! Vocês não são apenas números, são anjos escondidos que zelam por esta pobre escritora que só quer viver do que gosta.
Até a próxima postagem.
Clique na imagem e comece o curso agora mesmo! |
Comentários
Postar um comentário