Sobre as Redes: O cansaço do criador de conteúdo.
Volta e meia, quando estou lendo comentários pelas redes sociais, me deparo com diversas pessoas dizendo para ou sobre criadores de conteúdo coisas do tipo "vai trabalhar com CLT".
Acho engraçado, porque eu, enquanto criadora de conteúdo, sei muito bem que criar conteúdo é uma atividade muito mais exaustiva do que trabalhar CLT e ainda estamos em um momento que nada é regulamentado, a não ser a exigência que, ainda por cima, você sequer pode ser MEI (Microempreendedor Individual) para ser criador de conteúdo, você tem que ser ME (Micro Empresa), ou seja, os custos para uma formalização são ainda maiores, uma vez que para ser ME, é necessário ou ideal que você tenha um contador, algo que você precisa pagar todo mês, mesmo com todas as incertezas de que você vá receber o suficiente para arcar com os custos, uma vez que o seu recebimento está para além do seu controle: será que as plataformas vão entregar meu conteúdo? Eis a questão.
O mais curioso nisso tudo, é que, como acabei de dizer, o criador de conteúdo nada mais é do que um empreendedor. Sua atividade é tão importante quanto o conteúdo produzido pela mídia tradicional e as grandes produtoras de conteúdo audiovisual se você quer entrar na internet e quer ter coisa para ver. Se tira o criador de conteúdo, meu caro reclamante dos criadores de conteúdo, o que te resta?
Em uma sociedade em que se enaltece tanto o empreendedorismo e a meritocracia, causa espanto ler comentários tão preconceituosos, de pessoas que não tem a menor ideia do cansaço e todo desgaste físico e mental que é criar conteúdo, principalmente, se meio que o que você faz depende disso, como é o meu caso.
Não sei se os amigos estão sabendo, mas cantores e artistas em geral, como atores e modelos, tem sido avaliados não pela sua competência, mas pela suas redes sociais.
Pois é, caros leitores, isso está acontecendo!
Eu, de minha parte, não acho de jeito nenhum que rede social é determinante para definir se aquele profissional é ou não um bom profissional. Pelo contrário! Ter uma rede social inchada pode significar um mar de coisas, não necessariamente a sua capacidade enquanto profissional e acho um equívoco monitorar pessoas assim.
Por outro lado, entendo algumas premissas. Ora, se você é um cantor e não agrega público nas suas redes sociais, você encheria um show?
E aí, temos exemplos reais de pessoas que tem números gigantescos de seguidores nas redes sociais, mas tem problemas em vender ingressos. Para dar um exemplo real, a Juliette, ex-BBB. Tem milhões, muitos milhões mesmo, de seguidores, mas sofre em vender ingressos.
Ou seja, uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra e tudo acaba sendo relativo.
Hoje acordei bem cansada e frustrada. Fui dormir eram 8h da manhã virada... editando e postando vídeo para a minha recompensa ser vídeos com visualizações estagnadas e a perda de seguidores que eu já alcancei com muita dificuldade, pontuo.
Claro, que foi um dia só e que não me trouxe bons frutos. Talvez eu esteja sendo imediatista demais?
Talvez não!
Porque não é a primeira vez que acontece, mesmo eu insistindo bastante. Vide meu perfil no Facebook e Instagram que parece que não há nada que eu faça, aqueles perfis não crescem de jeito nenhum!
Também o meu curso que eu fiquei virada dias e dias postando e postando, para no fim das contas, ver o conteúdo não ser entregue pelas adoráveis plataformas.
É um serviço bem indigno.
A sensação que passa é que as plataformas tem seus preferidos e você não é um deles.
Porque, enquanto parece que alguns não fazem um mínimo de esforço, outros varam noites a dentro para verem seus conteúdos ficarem obsoletos sem ter tido nenhuma oportunidade.
Hoje fiz a Rádio na Natacha: eu não tinha comido nada o dia todo, estava com dor de cabeça e cólica.... terminei a live só Deus sabe como...
O Sobre As Redes de hoje é um desabafo!
Estou cansada!
Mesmo aqui o blog, que é a menina dos meus olhos, parece que quanto mais eu posto, mais caem meus rendimentos. A impressão que me dá é que se eu não estivesse fazendo nada, as entregas estariam melhores... porque estão a mesma coisa, praticamente e isso não faz sentido.
Sensação estranha... fazer ou não fazer?
Só uma certeza:
Cansada!
Comentários
Postar um comentário