Fonte: imagem do clipe "Aceita" de Anitta no Youtube. |
Música "Aceita" de Anitta: Mirou no Candomblé, acertou a Santeria.
Anitta lançou a sua música "Aceita" que lhe rendeu, até onde eu vi, a perda de 100.000 seguidores no Instagram.
ASSISTA:
Estranho, porque Anitta nunca escondeu a sua religiosidade e não faz o menor sentido as pessoas terem deixado de seguir a cantora só porque ela fez uma música e um clipe demonstrando isso.
Particularmente, achei a estética do clipe bem bonita, mostrando alguns momentos do rito... em sua conta no Instagram ela já tinha postado fotos dela fazendo as devoções (gente, eu não conheço os nomes específicos, estou sendo bem genérica aqui, ok?)... achei bonita a forma como ela se mostra humilde quando está cumprindo as suas obrigações com a religião.
A minha crítica aqui é que eu acho que a Anitta errou muito quando escolheu lançar a música em espanhol, porque, se você não é brasileiro, a impressão que passa é que a religião dela é a Santeria e não o Candomblé.
Os gringos já acham que se fala espanhol aqui no Brasil, aí a nossa cantora nacional mais projetada lá fora faz um clipe falando em espanhol mostrando os ritos da religião dela que podem muito facilmente ser atrelados à Santeria e não ao Candomblé que é uma religião de matriz africana, mas originada no Brasil. A Santería, por exemplo, também é de matriz africana, mas é mais popular justamente entre os países americanos de língua espanhola. São religiões primas, mas não são a mesma religião.
Isso acaba gerando um ruído na compreensão das culturas e a Anitta, em uma obra que se pretende internacional, acaba causando uma enorme confusão e se o objetivo era trazer informações sobre o Candomblé, falhou miseravelmente. Porque, de novo, parece que ela está falando sobre a Santería.
Eu mesma, residente do Brasil, quando vi o clipe, automaticamente me remeteu à Santira, não ao Candomblé.
E, sim! Isso ocorreu por causa da escolha da língua em que a obra foi executada.
Na verdade, a estética do clipe me remeteu mais ao México do que ao Brasil também.
Eu gosto muito da Anitta, mas concordo com certas críticas de que ela deveria "voltar às suas origens". Anitta já é reconhecida internacionalmente. Lá fora, cada vez mais as pessoas tem ouvido músicas brasileiras em português brasileiro. O melhor seria fazer os álbuns traduzidos do português, ou seja, gravados em português e não álbuns em outras línguas sem que exista a versão em português brasileiro.
Claro que isso é apenas uma opinião, afinal, quem sou eu para meter o bedelho na estratégia de marketing da Anitta.
Mas, eu acho sim, que nessa música em particular, se ela tinha a intenção de projetar o Brasil e a religião dela, o Candomblé, ela falhou miseravelmente.
E vocês, o que acharam? Comentários.
Comentários
Postar um comentário