Iremos abordar a louca obsessão de Wanessa Camargo com o seu adversário de jogo, Davi.
(Reprodução/Globoplay) |
#BBB24: Wanessa Camargo e a escalonada da agressão.
CONTRIBUA COM O APOIA-SE: https://apoia.se/natacha
Quem acompanha Big Brother Brasil e mesmo quem não acompanha, ficou sabendo da expulsão da participante Wanessa Camargo, uma cantora que fez sucesso nos anos 2000, filha de seu pai, Zezé di Camargo, um dos filhos de Francisco.
Fazendo um breve resumo para quem não acompanha, o que rolou foi que a Wanessa começou a implicar deliberadamente com um dos participantes, o Davi, um rapaz de 20 anos, morador da Bahia, motorista de aplicativo de dia e ajudante no trailer da companheira à noite.
Acontece que Davi não sabia quem era Wanessa. Davi, que nasceu em 2004, não reconhecia a Wanessa, que fez sucesso quando Davi era apenas uma criança em desenvolvimento, Wanessa não era uma referência para ele nem em sua infância e nem em sua adolescência e nem na sua vida adulta e foi um insulto ele, Davi, não saber quem era Wanessa, neta de Francisco que já teve sua história contada nas telas do cinema.
Wanessa, ao longo dos 50 dias que ficou em confinamento, criou uma obsessão perversa contra Davi e a coisa começou a escalonar, até que resultou no que resultou. Porém, se não fosse expulsa, até onde iria a fúria de Wanessa?
O que começou com um ranço pelo rapaz, foi crescendo. Ela passou a odiá-lo e começou uma agenda pesada de difamação para fazer com que os outros participantes passassem a odiar o jovem também e assim se deu.
Era o dia inteira essa mulher falando deste rapaz. Inexplicável implicância... ou não.
Comentei que o rapaz é negro?
Sigamos.
Se todos na casa tem defeitos, o que é normal, colocar um holofote em uma determinada pessoa pode nos levar ao delírio. Tudo que o rapaz fazia era potencializado. E coisas que passariam desapercebidas, simplesmente, eram notadas com maior frequência: "Olha o que é Davi fez. Bem que a Wanessa disse."
E assim, Wanessa conseguiu promover um isolamento social no rapaz que, quando chegava em um grupo de pessoas, via todos se levantando e dispersando, mostrando desagrado com sua presença.
(Reprodução/Globoplay) |
Davi começou a se sentir tão mal, que ficou a um passo de apertar o botão de desistência, mas foi chamado pelo Boninho que, sabendo que talvez o jovem não fosse o reconhecer pelo nome, ainda pergunta:
- Você sabe com quem está falando? - pergunta Boninho.
- Não. - responde Davi.
- Aqui quem fala é o dono da porra toda.
Boninho então explica que se Davi desistir, perde tudo que conquistou no programa, inclusive a bolsa para faculdade de medicina que havia ganhado em uma das atividades. Bolsa essa que ele conseguiu ganhar, porque, ora vejam, Wanessa o selecionou dentre os participantes para ganhar a bolsa. Como o sonho de Davi é fazer medicina, ele fica. Fica pelo sonho poder se concretizar para além do prêmio que ele é um dos preferidos para ganhar.
Wanessa, a que garantiu que ele ganhasse a bolsa, achou que já estava bom para ele, que ele já podia sair do programa. Ela minou o único gesto de gentileza que ela fez: "já não garanti uma coisa boa para você? Já pode sair."
Eventualmente, a Wanessa leva uma chamada da produção e não sabemos o que foi, mas ela desencana por um tempo de Davi... por um tempo.
O ranço só aumentava.
Agora Wanessa acha que se Davi precisasse, ele seria capaz de assaltar pessoas na rua.
Davi. O rapaz que trabalha desde a infância iria começar a assaltar se necessário. Quem cresceu passando necessidade, se não saiu da linha até agora, não sai mais.
Já Wanessa e seu caráter...
Wanessa conseguiu o que queria com os outros participantes, mas não conseguiu com Davi.
Acusava-o de ser manipulador, mas o rapaz, isolado, estava manipulando exatamente quem?
Ele tem, no momento, só uma amiga e aliada na casa, Isabelle, a Cunhã-Poranga, mais ninguém.
Já Wanessa estava sempre rodeada de seus séquitos.
E assim a sua perseguição começa a escalonar. Ela queria porque queria tirar Davi do sério com atitudes provocativas para, por fim, provar sua tese de que ele era um homem perverso e perigoso, afinal, um simples "psiu" de Davi já levantou uma enorme bandeira vermelha: "machista, mandou uma mulher calar a boca". (???????????????)
A obsessão aumenta, ela quer de algum jeito provocar a saída de Davi e queria fazer isso de uma forma que pudesse provar o quanto estava certa.
Finalmente, após a festa de sábado, dia 02 de março, ela vai até o quarto em que Davi já estava dormindo, começa a ligar e desligar a luz, a fazer arruaça e, por fim, dá um soquinho na perna de Davi.
Imediatamente, Wanessa pede desculpas e diz que está muito bêbada.
Sua intenção era provocar uma reação energética em Davi, que não reage.
O soquinho foi o último gesto de desespero para ver se o rapaz reagia à provocação.
O pedido de desculpas foi imediato.
Ela queria um "ele gritou comigo, eu pedi desculpas na mesma hora, mas ele é um homem perigoso e horrível".
Mas não foi isso que Wanessa conseguiu.
Davi se levanta no dia seguinte e denuncia as atitudes de Wanessa no confessionário.
As imagens são analisadas e Wanessa é informada de sua expulsão.
Incrédula porque o tiro sai pela culatra, Wanessa não consegue acreditar.
A atitude de Davi foi certíssima.
Wanessa estava em estado provocativo e de confronto. Há não muitos dias, ela já estava aos gritos com rapaz. Agora, uma agressão. Isso tudo após promover toda sorte de difamação e isolamento social.
Iam esperar o que? Ela estatelar um tapa na cara do rapaz e esperar algum tipo de reação que o humilhasse ainda mais em rede nacional após quase 2 meses de micro violências do cotidiano? Ou uma reação ativa que o colocasse em sérios apuros?
Vocês acham bobeira?
Mas logo após a saída de Wanessa, outros integrantes, entre eles Yasmim Brunet, Pitel e Fernanda estavam discutindo a possibilidade de irem todos eles dar um "tapinha" em Davi e serem expulsos do programa já que, para eles, Davi já era vencedor mesmo, e, na cabeça deles, eles não iam ser todos expulsos, porque não iam encerrar o programa antes, afinal, existem os patrocinadores. Logo, a ideia deles era promover uma agressão gratuita ao rapaz e esperar que eles fossem ficar lá e ele ia ter que engolir a "juntinha" dos outros participantes.
Entendem como a violência foi escalonando?
Era apenas um ranço de alguém.
Agora, querem promover um linchamento.
E aqui, independe a fora usada. Quantas histórias a gente já não ouviu que era só para dar um sustinho, mas acabaram em tragédia?
Por isso, que com essas coisas a gente nem brinca.
Tenho sérios problemas com o Big Brother, porque, apesar de ser um recorte social, deixa muito a desejar no quesito de passar ali dentro do programa as lições que precisam ser passadas. Essa diálogo da Fernanda com a Yasmim foi muito sério. Passa a impressão de que está ok você planejar linchamentos físicos contra desafetos. A meu ver, só o fato de eles terem conjecturado a possibilidade de todos eles irem de encontro e agredirem um dos participantes, já era motivo de expulsão. Essa é um risco que a Globo não poderia correr. Se eles não tiveram pudor para falar em cometer um crime... para chegar às vias de fato, é um pulo.
A fim de promover a reflexão de como palavras que, aparentemente, soam inofensivas, mas que são apenas o primeiro passo para uma situação mais perigosa, deixo indicado o filme "Soft &Quiet" que retrata um grupo de mulheres extremistas cujos atos vão entrando em escalonada enquanto ninguém faz nada e nem as confronta, afinal, elas só estavam usando do seu direito de se expressar, quem diria que as coisas chegariam onde chegariam, não é mesmo?
"No principio, era o verbo", já dizia a Bíblia. Na construção da linguagem e ação, primeiro pensamos no verbo e, depois agimos. Devemos sempre vigiar o nosso verbo, para que ele não nos leve a tomar atitudes terríves.
Conta nos comentários o que você acharam da reflexão e eu vejo vocês, na próxima postagem.
COMO ESCREVER LETRA DE MÚSICA:
Clique na imagem e comece o curso agora mesmo! |
|
Muito bom texto. Não acompanho o BBB mas pelo seu relato já vi o quão sórdido as pessoas podem ser, ainda que estejam vigiadas 24h por dia. Imagina fo que são capazes quando ninguém vê.
ResponderExcluirObrigada, meu amigo ou amiga... fico feliz que você tenha gostado. E é exatamente isso que você disse: no privado, como que não deve ser?
Excluir