COMO ESCREVER LETRA DE MÚSICA #5: As Partes da Letra de Música.
Para saber o que vimos até agora, confira o Sumário:
Já fizemos uma prévia de como se organiza a Letra de Música na aula em que tratamos a diferença entre Letra de Música e Poema. Na aula de hoje, veremos como se nomeiam e se organizam as partes da Letra de Música.
A Letra de Música é dividida em:
Título
Partes (A, B, C, D...)
Pré-Refrão ou Ponte.
Refrão
Especial.
Você pode organizar esses elementos da maneira que você achar que vai combinar mais com o que a sua Letra de Música pede. Então, por exemplo, músicas infantis costumam ser músicas com apenas Refrão; Poesias acústicas geralmente só tem Partes, não tem um Refrão e por aí vai.
O mais comum é vermos:
Parte A
Parte B
Refrão
Parte A
Parte B
Refrão
Ou seja, você pode escrever 3 Estrofes, definir qual é a Parte e qual é o Refrão e a sua Letra de Música está pronta.
Essa é a forma que nós vemos com mais frequência, mas isso não quer dizer que você precise seguir essa receita de bolo.
PARTES OBRIGATÓRIAS NA LETRA DE MÚSICA:
É obrigatório que a música possua TÍTULO e que ela possua ou PARTES ou REFRÃO, podendo ter Partes e Refrão combinados (o mais comum).
TÍTULO:
Dentre todas as partes, a única obrigatória é o TÍTULO. Você é obrigado a colocar um Título na sua obra, uma vez que há a necessidade de registro e seu filho precisa ter um nome. Por óbvio, se a sua obra tem um Título, ela precisará ter ou Partes ou Refrão.
PARTES:
A sua música pode se organizar assim:
TÍTULO
Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Parte E
Parte F...
Há músicas que não possuem Refrão, podemos citar "Faroeste Caboclo" do Legião Urbana e o projeto "Poesia Acústica" que apresenta raps com diferentes temas e juntando diversos artistas para a produção deste projeto.
REFRÃO:
A sua música pode ter:
TÍTULO;
Refrão.
Para citar um exemplo de música que só contenha Refrão, a "Oração" da Banda Mais Bonita da Cidade é composta por um único Refrão e sua estrutura é infinita, ou seja, o último verso se conecta ao primeiro verso fazendo com que a música tenha um fluxo contínuo e infinito; a música só acaba quando se coloca um fim nisso.
PARTES NÃO OBRIGATÓRIAS NA LETRA DE MÚSICA:
PRÉ-REFRÃO OU PONTE:
Para que a música tenha um Pré-Refrão, é exigência que haja Partes e um Refrão nessa Letra de Música, caso contrário ela perde a sua funcionalidade. Chama-se de Pré-Refrão de Ponte, justamente porque ela irá fazer a Ponte entre as Partes e o Refrão.
TÍTULO
Parte A
Pré-Refrão
Refrão
ESPECIAL:
O Especial se identifica como uma estrutura que se destaca do resto da obra; pode ser uma mudança na melodia ao longo da execução da obra, pode ser uma ruptura com o padrão que vinha se observando ao longo da obra, por exemplo, as Partes contém 4 versos e, de repente, surge uma Estrofe com 7 versos e que não é o Refrão. A essa parte que foge do padrão que observava ao longo da obra, chamamos de Especial. Só haverá Especial, se essa Letra de Música tiver Partes e Especial, caso contrário, esse Especial poderá facilmente ser confundindo como uma Parte ou como um Refrão. O Especial pode aparecer em qualquer momento da Letra da Música, apenas indica-se que ele tenha coerência com o todo da obra:
Exemplo 1:
TÍTULO
Especial
Parte A
Pré-Refrão
Refrão
Exemplo 2:
TÍTULO
Parte A
Parte B
Pré-Refrão
Refrão
Parte C
Parte D
Refrão
Especial
Refrão
VERSIFICAÇÃO:
Vimos que a Letra de Música está organizada em Estrofes que irão receber nomes específicos: Partes, Pré-Refrão, Refrão e Especial. E pertencendo a cada uma dessas partes, teremos os versos.
Novamente, não há uma regra para quantos versos você irá colocar em cada uma das partes, essa escolha é única e exclusivamente do autor.
Dica de ouro: A fim de Escrever sua Letra de Música, você pode começar definindo quantos versos cada uma dessas partes terá e depois ir escrevendo os versos dentro desse esqueleto que você criou. Exemplo:
TÍTULO
Parte A
Verso 1
Verso 2
Verso 3
Verso 4
Refrão
Verso 1
Verso 2
Verso 3
Para saber mais sobre Estrofes e Versos, recomendo essa leitura da Toda Matéria, clique aqui. Leia também as recomendações que estão ao final da leitura sobre Versificação; Métrica; Verso, Estrofe e Rima.
POR QUE A LETRA DE MÚSICA SE DIVIDE ASSIM:
O motivo de a Letra de Música ser divida em Partes, Pré-Refrão, Refrão, Especial ocorre pelo seguinte:
Você já deve ter percebido que a Letra de Música se repete ao longo da execução. Logo, ao invés de você reescrever toda a letra da música ou repetir a parte que deve ser cantada, você simplesmente indica qual é a parte a ser repetida. Exemplo:
Apenas Mais Uma de Amor - Lulu Santos (versão completa)
Parte AEu gosto tanto de vocêQue até prefiro esconderDeixo assim ficar subentendidoComo uma ideia que existe na cabeça, e nãoTem a menor obrigação de acontecerParte BEu acho tão bonito issoDe ser abstrato, babyA beleza é mesmo tão fugazÉ uma ideia que existe na cabeça, e nãoTem a menor pretensão de convencerRefrãoPode até parecer fraquezaPois que seja fraqueza entãoA alegria que me dá, isso vai sem eu dizerSe amanhã não for nada dissoCaberá só a mim esquecerO que eu ganho, o que eu percoNinguém precisa saberParte AEu gosto tanto de vocêQue até prefiro esconderDeixo assim ficar subentendidoComo uma ideia que existe na cabeça, e nãoTem a menor obrigação de acontecerRefrãoPode até parecer fraquezaPois que seja fraqueza entãoA alegria que me dá, isso vai sem eu dizerSe amanhã não for nada dissoCaberá só a mim esquecerEu digo: vai doerO que eu ganho, o que eu percoNinguém precisa saber
Apenas Mais Uma de Amor - Lulu Santos (versão de leitura)
Parte AEu gosto tanto de vocêQue até prefiro esconderDeixo assim ficar subentendidoComo uma ideia que existe na cabeça, e nãoTem a menor obrigação de acontecerParte BEu acho tão bonito issoDe ser abstrato, babyA beleza é mesmo tão fugazÉ uma ideia que existe na cabeça, e nãoTem a menor pretensão de convencerRefrãoPode até parecer fraquezaPois que seja fraqueza entãoA alegria que me dá, isso vai sem eu dizerSe amanhã não for nada dissoCaberá só a mim esquecerO que eu ganho, o que eu percoNinguém precisa saberRepete Parte A e Refrão.
Ou seja, a fim de economizar papel, evitando que fique um texto muito longo, eu apenas indico que a Parte A e o Refrão irão se repetir, sem repetir a Parte B. Isso facilita o processo de leitura e execução. Agora, quando alguém te perguntar por que a Letra de Música se divide assim, você já sabe a resposta.
Confira a nossa vídeo-aula:
Dúvidas? Não importa qual seja, deixe nos comentários e diga também o que você tem achado das nossas aulas.
Não perca tempo e se torne um letrista ainda hoje com o "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música" clicando abaixo:
Comentários
Postar um comentário