Como Escrever Letra de Música #4: Letra de Música x Poema.
Na aula anterior, vimos a diferença entre Poesia, Poema e Letra de Música. Hoje, falaremos mais especificamente sobre a diferença entre Letra de Música e Poema.
Para saber o que vimos até agora, confira o Sumário:
Como dito na última aula, a diferença entre Letra de Música e Poema estaria na finalidade delas, afinal, elas dividem em si similaridades estruturais, o que permite que você possa, com muita facilidade, inserir uma no campo da outras.
Podemos recitar uma Letra de Música como se fosse um Poema e podemos transformar um Poema em Letra de Música.
ESTRUTURA:
O poema pode ser escrito tanto em versos, como em prosa. No formato de verso, ele será organizado da seguinte maneira:
Título, Versos e/ou Estrofes.
A Letra de Música será dividida em:
Título, Versos e/ou Estrofes.
Ou seja, é a mesma estrutura.
Porém, na Letra de Música, diferente do Poema, essas Estrofes estarão organizadas da seguinte maneira:
Partes (A, B, C, D...);
Pré-Refrão;
Refrão;
Especial.
Aqui já verificamos qual a diferença latente entre elas e como, durante o processo de produção, é necessário definir a qual finalidade se destinará aquela obra.
IMPORTANTE: veremos na aula a seguir "As Partes da Letra de Música" que as Letras de Música podem ou não conter Partes, podem ou não conter Pré-Refrão, podem ou não conter Refrão, podem ou não conter Especial. Isso vai depender exclusivamente da vontade e demanda do autor.
Uma vez que você defina que aquela obra irá se destinar à produção musical, você se preocupará em definir qual estrofe é uma Parte, qual é o Pré-Refrão, qual é o Refrão e qual é o Especial. Enquanto que se você for escrever um Poema, essa não será uma exigência.
Se você quiser transformar um Poema pré-existente, você terá que organizar quais versos irão ser a(s) Parte(s), qual será o Pré-Refrão, o Refrão e assim por diante. Ou seja, pode ser que haja a necessidade de reordenar a obra, uma vez que, na música, Partes e Refrão vão se repetindo ao longo da execução.
ATENÇÃO: cuidado ao interferir em uma obra que não lhe pertence. Mexer em um Poema que já existe sem o consentimento do autor original pode gerar consequências jurídicas. Mesmo que você, por exemplo, esteja fazendo uma parceria, se você sentir a necessidade de modificar versos ou até mesmo termos ou palavras, você precisa da autorização expressa do autor.
COMO IDENTIFICAR SE É LETRA DE MÚSICA OU POEMA.
Geralmente, uma das formas de se verificar se aquela obra se trata de um Poema ou de uma Letra de Música, o que se detecta é a presença de um Refrão, uma vez que ele vai se repetindo ao longo da obra. Se a obra estiver sendo executada, fica mais fácil a gente reconhecer o Refrão da Letra da Música, já que a produção musical dará destaque ao Refrão e ele se repete diversas vezes ao longo da execução e/ou é a parte da música que se busca enfatizar; agora, se você só tiver contato com ela na forma escrita, o Refrão se identifica pelo reconhecimento de um padrão, ou seja, se sabe que se trata de um Refrão, porque os versos se repetem ao longo do obra ou, ao menos, se assemelham (quantidade de versos, repetição de determinados termos, por exemplo).
Mas e quando não? E quando a obra tem apenas versos e estrofes, não tem Refrão, como identificar?
O campo das Artes não é exato. Logo, o artista poderá adotar o estilo que ele achar que mais tem a ver com a mensagem que ele quer passar. Por isso, como citado acima, a Letra de Música pode ter ou não Partes, pode ou não ter Refrão etc. Portanto, haverá casos em que você só poderá saber se a obra é um Poema ou é uma Letra de uma Música, quando você for exposto à forma como essa obra está sendo apresentada ao público. Se for uma publicação em livro, por exemplo, deduz-se que se trata de um livro de Poemas; se for uma música, deduz-se que é uma Letra de Música. Ou seja, a execução é que nos permitirá determinar se se trata de uma Letra de Música ou de um Poema; e, novamente, deduz-se. Não é possível martelar e dizer "isso é uma Letra de Música/Poema com certeza", uma vez que, como podemos ver, há uma linha tênue entre elas. Haverá casos em que será muito fácil identificar se é Letra de Música ou Poema e casos que não será tão fácil assim, caberá dar uma investigada para descobrir.
Exemplo: A letra da música "Sereia" do Lulu Santos não nos dá nenhum indício sobre o que seria parte, se há ou não Refrão, se tem Pré-Refrão ou Especial, confira:
Sereia - Lulu Santos
Clara como a luz do sol
Clareira luminosa nessa escuridão
Bela como a luz da lua
Estrela do oriente nesses mares do sul
Clareira azul no céu
Na paisagem
Será magia, miragem, milagre
Será mistério
Prateando horizontes
Brilham rios, fontes
Numa cascata de luz
No espelho dessas águas
Vejo a face luminosa do amor
As ondas vão e vem
E vão e são como o tempo
Luz do divinal querer
Seria uma sereia
Ou seria só
Delírio tropical, fantasia
Ou será um sonho de criança
Sob o sol da manhã
Ou seja, só sabemos que se trata de uma letra de música e não um poema, porque conhecemos a obra na sua forma executada.
Outro detalhe importante, é que as Estrofes do Poema irão se organizar por meio da enumeração. Então, você se refere à uma Estrofe específica, identificando a ordem em que se encontra a Estrofe, por exemplo, "na terceira estrofe do poema..."; enquanto que as Estrofes da Letra de Música são identificadas como Parte (A, B, C...), Refrão, Pré-Refrão (ou Ponte) e Especial.
Na próxima aula, Partes da Letra de Música, iremos abordar como se organizam as Estrofes da Letra de Música e o porquê de elas se estruturarem dessa forma.
Assista aqui a nossa vídeo-aula:
Dúvidas? Não importa qual seja, deixe nos comentários e diga também o que você tem achado das nossas aulas.
Não perca tempo e se torne um letrista ainda hoje com o "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música" clicando abaixo:
COMO ESCREVER LETRA DE MÚSICA:
Clique na imagem e comece o curso agora mesmo! |
|
Comentários
Postar um comentário