Rio de Janeiro
Natacha Macsan
Sobre As Redes: O que o Instagram quer?
Semana passada eu assisti a um vídeo no Tik Tok (vou deixar abaixo, mas tá em inglês e não está dando para ativar a legenda) em que ela esteve em uma chamada com a equipe do Instagram e trouxe a informação para o público. Lá estavam listados o que o Instagram queria que os criadores fizessem e como usar a plataforma. De acordo com a Amy, é assim que o Instagram quer que os usuários usem o Insta:- Não usar o Capcut ou com marca d'água do Tik Tok (o Capcut é do Tik Tok, caso alguém ainda não saiba), dando preferência a quem editar pela câmera próprio Instagram;
- O Algoritmo vai favorecer quem postar na grade todos os dias (fotos, no caso);
- o Algoritmo vai favorecer vídeos verticais (os que a gente já usa, são os formatos do Reels e dos Stories);
- ele quer que use de 3 a 5 hashtags no máximo; por uma questão de contexto, circulou a informação que tanto Instagram quanto Tik Tok queriam que se usasse 9 hashtags em que 3 indicassem o tema, 3 indicassem o nicho e 3 indicassem o público alvo, mas agora eles querem de 3 a 9.
- Otimizar as legendas dos vídeos;
- Usar as músicas trends que estão disponíveis no perfil Instagram Creators, aqueles que já estão disponíveis e em alta, e não quer que se use áudios externos;
- Postar 6 Stories por dia: 2 de manhã, 2 a tarde e 2 à noite;
- Quer que você faça mais chamada para ação nos Stories;
- Quer que o criador engaje com a sua audiência, respondendo a todos os comentários que tiverem na sua postagem assim que você postar, para, dessa forma, as pessoas passarem mais tempo no aplicativo;
- E sobre a o selo de verificação, eles informaram a ela que não cobrar de quem já tinha (é o que eles dizem, será se?).
Agora vamos aos comentários:
O Instagram, ao invés de basear suas atualizações com base no comportamento dos usuários, fica querendo ditar regras em comportamentos pré-existentes. Pior: ao invés de somente mandar mensagens diretamente aos usuários, fica fazendo os usuários ficarem catando milho. Não era mais fácil só notifica todo mundo de uma vez? Fica empurrando essas informações no colo dos criadores e vocês não sabem da MAIOR!!! Excluíram a Amy das chamada seguinte (da reunião) porque ela vazou essas informações. Ah, meu Deus! É informação valiosa por um acaso? Não era para que os criadores soubessem disso?
Uma menina também foi testar esse tipo e disse que todas as visualizações caíram pela metade e disse que voltou ao formato que fazia. Justamente isso, né, gente: ela sabe como funciona a dinâmica dos seguidores dela e vai criar o conteúdo em cima disso. E não do jeito padronizado que o Instagram quer. Não faz sentido.
Eu ainda não testei e na verdade, não tenho a intenção tanto não, eles tem que entender que nós usamos as redes sociais de acordo com a nossa conveniência também. Outra questão que eles negligenciam muito quando ficam querendo ditar regras de postagem, é que o criador conhece muito mais a dinâmica de seus seguidores e cria e divulga o conteúdo em cima desse comportamento que ele já observou, então, quando eles ficam querendo ditar regras e, pior, ficam mudando o Algoritmo para essas regras que eles ficam criando, eles simplesmente ignoram o fato mais importante: quem sabe da dinâmica dos seus seguidores, é o criador, portanto, eles tem que pensar em um Algoritmo que possa contemplar a maneira como esse criador disponibiliza seu conteúdo. Exemplo: a gente não os Insigths, os dados que eles dão? Lá tem o pico do horário que os seguidores mais estão na plataforma, isso ajuda a guiar o criador a pensar qual a melhor estratégia e logística para fazer as postagens dele e deveria ser um Algoritmo pensado nisso que o Instagram deveria mirar seus esforços e não em generalizar o comportamento como se o comportamento fosse igual para todos sem ser. Ora, se meu público alvo é entre 25 e 40 anos, pessoas com vida profissional ativa, eu sei que entre 8h - 12h e 13h - 18h há uma enorme possibilidade de meus seguidores não estarem on-line nesses horários, porque eles vão estar trabalhando, então, não faz sentido eu publicar nesses horários. Eu vou procurar postar nos horários que eu sei que eles vão poder usar o aplicativo. Vai adiantar eu colocar um Stories às 9h da manhã com caixinha de pergunta se eu sei que no máximo eles só vão dar uma olhadinha e não vão poder engajar? Não, né! A lógica me impede de achar que daria certo postar um Stories que exija Engajamento em um horário desse.
Outra coisa que me chamou muita atenção - e eu sei que essa parte não é mentira, porque eles estão mesmo impulsionando bastante isso - é o uso das músicas Trends. Isso nem faz sentido! Ora, se todos só usarem as mesmas músicas porque só elas são Trends, não haverá novas Trends. Outra coisa que me desagrada bastante, porque, claramente, é a indústria fonográfica querendo enfiar goela abaixo os seus artistas. Lembrando que o Tik Tok foi responsável por alavancar uma série de artistas só porque a música deles podia circular nas Redes Sociais sem palhaçada. Esses dias mesmo tive um vídeo silenciado no Facebook por essa mesma indústria que, ora não quer que você use a música, ora quer que usem só a música deles. Pensa numa gente insuportável! Isso dá até um ranço de querer fomentar essa indústria viciada e que faz de tudo para garantir seu privilégio de ditar as regras do cenário musical!
Essas são as minhas impressões a respeito desse tema, me conta nos comentários o que vocês acham sobre isso. Confiram o vídeo da @amymarietta:
@amymarietta instagram tips for content creators / anyone 💜 #contentcreatortips #instagramtips #socialmediatips #socialmediagrowth #influencertips #greenscreen ♬ original sound - amy nicole marietta
Por hoje é só, pessoal, eu vejo vocês na próxima postagem.
Clique na imagem e comece o curso agora mesmo! |
|
Comentários
Postar um comentário