#Game: Lords Mobile - Como organizar a guilda.
Seguindo a série #Games, falando sobre o jogo Lords Mobile, semana passada falamos sobre os parâmetros para se encontrar uma boa guilda para entrar (clique aqui) hoje nós vamos falar sobre como organizar essa guilda. Essas dicas vão ser bem úteis para os novos jogadores e para os antigos também, porque a galera viaja no quesito organização... vocês vão entender o porquê eu estou dizendo isso.
Rankings.
Os membros da guilda são rankeados, vão do R5 ao R1 (Ranking 5, Ranking 4, Ranking 3, Ranking 2, Ranking 1).
Indo na contramão das expectativas - não sei para vocês, mas para mim isso foi uma quebra de expectativa - o R5 é líder e o R1 é onde o jogador fica rankeado assim que entra na guilda (na minha cabeça, faz mais sentido o R1 ser o líder e o R5 o novo jogador, mas é o que temos.
Do ponto de vista operacional, o Ranking dita o que o jogador pode ou não fazer na guilda.
R1 - não pode fazer nada, só respira lá dentro.
R2 - já pode usar o recurso de enviar mensagens para todos os membros da guilda.
R3 - mesma coisa que o R2, só que um grau acima.
R4 - pode enviar mensagens para todos; aceitar ou recusar pedidos de novos membros; promover, rebaixar ou expulsar membros do R3 ao R1, limpar o quadro durante o Festival da Guilda; pode assumir a liderança em eventual ausência do R5.
R5 - É o líder. Faz tudo que os R1, R2, R3 faz, mas pode promover, rebaixar e expulsar membros do R4 ao R1, pode mudar o nome, símbolo e sigla da Guilda; quando toma a Base, é o líder da guilda que se torna o Soberano do Reino e uma vez que ele se torna soberano, ele pode dar títulos ao membros do reino, ativar bônus territoriais e enviar recompensas.
Isso tudo do ponto de vista estrutural. Agora vamos falar da organização política da guilda. Sim, há uma organização política. Lembra que eu falei que às vezes a galera viaja? Pronto, é nessa parte aqui.
R5 e R4 não são status quo como alguns gostam de achar que é. "Uau, vou ser o líder da guilda, agora eu sou o cara, todo mundo vai ter que me obedecer" ou é promovido para R4 e fica "uau, se falarem um aí para mim, vou rebaixar, eu vou botar moral aqui" blá, blá, blá, blá. E olha, se eu estou falando, é porque eu tenho história.
Vamos a como uma boa organização de Ranking, com limitações claras, pode ajudar na evolução da guilda enquanto uma organização coletiva:
R1 - membro novo, fica de R1 até provar que irá cumprir as regras e demandas da guilda. Cumpriu? Vai para R2. Não cumpriu? Não insista, esse jogador não vai ser um jogador colaborativo; mantenha só se você precisar manter um quórum mínimo de membros na guilda.
R2 - membro novo também, está passando pelas etapas de rankeamento, assim como o R1. Deixou de cumprir as demandas, manda de novo para R1, se persistir, expulsão.
R3 - aqui é o topo de rankeamento. Significa que é um jogador ativo, cumpre as demandas da guilda e colabora com votações e ideias de organização de logísticas e estratégias dentro da guilda, porque já tem mais intimidade.
R4 - cumprem funções administrativas dentro da guilda. São os responsáveis pela diplomacia com as outras guildas, organizar as estratégias para execução dos eventos, responsáveis por ditar as regras e mediar os conflitos entre membros ou entre guildas. Uma guilda com muito R4 não é bom, porque quando jogadores de fora precisam entrar em contato com algúem, ele procura pelos R4 e muito R4 pode gerar ruídos na comunicação, um pode não passar a informação para o outro e isso gerar algum transtorno, os membros ficam sem saber com qual pessoa reportam algum tipo de situação. Então, seleciona-se os R4 e em seguida aplica a ele uma função: o responsável pela diplomacia, o responsável por mediar conflitos internos, o responsável por organizar as Arenas; e assim por diante. Não cumpre função administrativa, não precisa ficar de R4 só de enfeite.
R5 - a mesma coisa que o R4 e nem sempre o líder é o líder da quilga. Como assim? Muitas guildas colocam contas farms para ficar de líder, porque, desse forma, o jogador tem mais mobilidade no jogo e ficar de líder tira essa mobilidade; mas não precisa ser líder para ser responsável por questão administrativas mais urgentes, como aceitar membros ou cuidar da diplomacia, basta apenas deixar no mural a quem o jogador deve se reportar para tratar desses temas.
E você? Como está organizada a sua guilda? Conta nos comentários.
Até o próximo #Game: Lords Mobile.
Clique na imagem e comece o curso agora mesmo! |
|
Comentários
Postar um comentário