Dica, Sua Linda! - 5 dicas de autoconhecimento.
Início de ano, a gente está renovando as nossas energias para as nossos novos desafios da vida e no Dica, Sua Linda de hoje vamos trazer 5 dicas de autoconhecimento para que você possa entrar nessa jornada conectado com você mesmo.
Vamos lá:
1- Se olhe no espelho e converse com você mesmo.
Quando eu era criança, tive que fazer tratamento fonoaudiológico e um dos exercícios era me olhar no espelho enquanto falava para eu poder corrigir sozinha meus problemas de fala (foi por causa disso que eu desenvolvi o hábito de falar sozinha, inclusive), vocês já devem ter visto isso também no filme o "Discurso do Rei", só que, se você nunca precisou se auto analisar, existe uma enorme possibilidade de você não ter a menor ideia de como são as suas expressões faciais para os outros... talvez, em tempos de Stories e Tik Tok, você já tenha desenvolvido essa habilidade, afinal, sempre revisamos os vídeos antes de postar; mas se você é low profile, ou vive se esquivando dessas situações (selfie, gravações de vídeos) e tem problema de atuo estima, talvez seja uma boa hora de você começar a conversar com você mesmo. E mesmo que você seja a pessoa que posta sempre, faça o exercício de parar em frente ao espelho e conversar com você mesmo. Pergunte e responda como foi seu dia, teça elogios a você mesmo, se dê dicas, pense em como você pode resolver uma situação pedindo conselhos a si próprio. Pode parecer besteira, mas nas interações sociais, a gente sempre está dialogando com o outro, mas em se tratando de nós mesmos, essa prática parece ser estranha e maluca, afinal, você ficar falando sozinho? Não, você vai estar falando com você mesmo, se descobrindo, rindo cm você mesmo, vendo como os outros te veem. Eu te garanto que esse simples exercício vai te fazer se ver de uma maneira completamente diferente.
2- Mapeie a sua personalidade.
O que na sua personalidade você gosta em você e o que você gostaria de mudar? Uma coisa que eu sempre estranhei sobre pessoas que mapeiam a personalidade via horóscopo, por exemplo, é que meio que aceitam aquilo como sendo algo predestinado ao invés de analisar acuradamente para tentar resolver aquilo que não gosta e potencializar aquilo que gosta. Além do mais, há diversas coisas que não batem e aí você tem que ficar buscando explicação em outros fenômenos para, novamente, justificar determinadas manias ou atitudes. O que eu quero propor aqui é que você crie um caderno do "Esse sou eu" e escreva nele todas as suas qualidades, as que você pretende manter e otimizar e que pegue todas oes seus defeitos e trabalhe em cima disso para melhorá-los. Exemplo, se você é uma pessoa que reclama muito e não gosta disso, é algo em você que você pode buscar melhorar para acontecer com menor frequência até você mudar esse seu padrão.
Lembre-se: a nossa jornada é de evolução.
3- Seja a pessoa que você quer ser.
Você já parou para pensar na pessoa que você quer ser? Parece uma pergunta estranha, mas talvez você queira ser uma pessoa mais sociáveis, cheio de amigos, mas isso nunca passou de vontades. Que tipo de pessoa você quer ser? Seja sincero na sua resposta e lá no seu caderninho do "esse sou eu" escreva quem é essa pessoa que você quer ser e descubra maneiras de fazer isso acontecer. Há uma variedades de livros que podem te ajudar a fazer isso, posso citar, por exemplo, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" do Dale Canergie que pelo menos para mim foi um livro que me mudou completamente e posso dizer que, se aplicar genuinamente as dicas, vai transformar completamente a sua maneira de interagir com as pessoas e você vai passar de uma pessoa indesejada (se esse for seu caso) a uma pessoa que as pessoas gostam de ter por perto. Meu ponto é: existe uma fórmula para você se tornar a pessoa que você quer ser e vai dar um trabalho essa jornada, mas é por você. Faça isso por você.
4- A sua insegurança nasce da visão que você acha que os outros tem de você.
Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas você só é inseguro, porque, ao invés de você pensar em você, você está pensando no que os outras acham de você. Exemplo, você não gosta do seu nariz porque um dia alguém te chamou de narigudo; mas deixa eu te convidar para a seguinte reflexão, a de que isso foi plantado por uma perspectiva externa. Existem várias coisas na nossa aparência que contribuem até para a nossa personalidade e acabam virando charme. Claro, não estou e nem irei te julgar se você acha que precisa fazer alguma intervenção cirúrgica, mas se for fazer, faça você e não por aprovação externa, porque, eu vou te contar uma verdade dolorosa, se for aprovação externa, você nunca vai conseguir curar a sua insegurança.
5- O corpo é o templo da alma.
Da mesma forma que você tem aquele objeto que você trata com o maior zelo (um carro, por exemplo), trate com todo amor do mundo o seu corpinho, porque é nele que você reside. Cuide de você mesmo. Cuide dos seus cabelos, suas unhas, sua pele; se alimente de maneira a fornecer ao seu corpo todas vitaminas e minerais aceitáveis, leva seu corpo para dar uma volta, exercite seu corpo; AME SEU CORPO e cuide dele como a coisa mais valiosa que você tem, porque ele é a coisa mais valiosa que você tem.
💢💢💢
Espero que vocês tenham gostado do Dica, Sua Linda de hoje e a gente se encontra amanhã.
Comentários
Postar um comentário