Natacha Macsan
Dica, Sua Linda - 5 Dicas para você definir bem o seu voto!
Ano de 2022 e aqui no Brasil celebramos o grande evento da democracia: a eleição!
Esse é um período importante e extremamente sensível porque é a partir dele que definimos os nossos governantes dos próximos 4 anos e são eles que vão tomar as decisões do país em suas mãos.
Em virtude disso, no Dica, Sua Linda de hoje trazemos 5 dicas que vão te ajudar a escolher os seus candidatos nessa eleição.
1. Pesquise bem sobre os seus candidatos.
Esse ano você precisa escolher candidatos para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
O Presidente da República e o Governador são responsáveis por atuar no Executivo, ou seja, cabe a eles a decisões de execução, aquelas que se referem à infraestrutura, educação, saúde, segurança, etc.
Os senadores e deputados são os responsáveis por atuar no legislativo, ou seja, eles que vão aprovar, revogar, alterar as leis, aprovar orçamentos, votar nas questões de ética dos seus pares, entre outros,
Todos eles são peças fundamentais para a democracia, por isso, é importante procurar pessoas que tenham uma vida exemplar, que não não respondem ou responderam crimes, principalmente de corrupção, e que possam representar os seus interesses, ou seja, o seu interesse enquanto eleitor, nas casas.
Um dica importante é você olhar para o que eles defendem nas pautas econômicas, porque são essas que realmente vão impactar a sua vida, afinal, precisamos de uma economia forte para o país prospere.
2. Vote consciente!
Fazendo bem as pesquisas sobre os candidatos, sua vida pregressa e suas propostas, você tem 90% de chance de acertar seu voto. Então, cuidado com certas narrativas que dizem que "a direita vai tirar seus direitos" ou "a esquerda vai transformar o Brasil em uma Venezuela" porque essas narrativas são, em sua grande maioria, cortinas de fumaça para que você desvie o foco do que realmente importa: que é saber se aquele candidato sabe o que precisa ser feito para transformar o Brasil em um país melhor. Logo, pesquise para votar consciente e, dessa forma, ficar com a consciência tranquila.
3. Valorize seu voto!
Esse ano em particular, muitas pessoas surgem com frases de efeito dizendo que você "vai jogar seu voto fora" se não votar em candidato x ou y. Além de isso ser um terrorismo eleitoral, não é verdade. Voto é sobre representatividade, sobre as pessoas que você acha que vão representar seus ideais - tendo consciência de que haverão propostas que você não concorda muito, claro, você vai precisar fazer concessões - e que vão fazer um bom trabalho no cargo em que vão ocupar. Logo, não se deixe constranger ou intimidar por esse discurso de que você vai jogar seu voto fora caso não vote em determinada pessoas ou até mesmo votar branco ou nulo.
4. Não venda seu voto!
Além de a prática configurar crime eleitoral, pense comigo: se o candidato está comprando seu voto, logo, ele já está demonstrando que é corrupto e, assim que chegar ao poder, só vai tomar decisões que sejam do interesse dele e não da população em geral. Então, se alguém tentar comprar seu voto, não deixe de denunciar ao TSE e nunca, jamais, venda seu voto. Se alguém está tentando comprar, é porque seu voto é muito importante, não é mesmo?
5. Não deixe de votar!
Independente da sua escolha, se em candidato x ou y, ou até mesmo branco ou nulo, é muito importante que você compareça no dia da votação e dê seu voto. Assim você participa dessa grande festa chamada democracia e, acredite, mesmo o branco ou nulo tem um significado gigantesco na hora de somar os votos, significa que parte da população não se sente representada por nenhum dos candidatos. Por isso, em outubro, não deixe de votar e exercer o seu direito democrático de mandar o seu recado para sociedade.
💢💢💢
Confira o compilado:
Chega ao fim mais um Dica, Sua Linda e diga nos comentários o que você achou da nossa postagem de hoje.
Comentários
Postar um comentário