Natacha Macsan
Sobre as Redes: A volta do Orkut!
E a galera vai à loucura!
Eis que após 8 anos após a fatídica desativação Orkut, recebemos a notícia de que o Orkut irá voltar.
Vamos começar dizendo que não era nem para ter terminado, né? Mas talvez, encerrar o acesso fosse necessário para que as pessoas dessem valor ao que tinham depois que a perdem.
Não sei se a plataforma teria, na época, o fluxo intenso que tivera antes, afinal, as pessoas já tinham dado uma abandonada no uso e migrado para outras redes, principalmente o Facebook.
Eu tinha amigos que moravam fora e eles disseram, na época, que quase ninguém no estrangeiro tinha Orkut, que a maioria tinha Facebook em uma época em que quase ninguém no Brasil tinha Facebook, mas de repente, um boom na plataforma e houve essa migração. Igual fenômeno, por exemplo, aconteceu com o Instagram, daí para não perder o público, o Zuck se adiantou e comprou a plataforma, transformando-a em algo totalmente diferente do que era anteriormente, para o bem ou para o mal, mas eu confesso que eu preferia a plataforma como era antes. Agora está com muita funcionalidade e a funcionalidade principal, que era simplesmente postar fotos, se perdeu É consenso que o Instagram deixou de ser uma plataforma para upar fotos e passou algo mais voltado para vídeos.
Voltando ao Orkut...
Acho que o timing do retorno da plataforma é muito bom, as pessoas estão um pouco desgastadas com as plataformas dominantes Zuckerberg e ainda tem dificuldade em entender as mais novas, como Tik Tok e Kwai; já o Orkut, elas tem familiaridade e já lembram com carinho ferramentas como os "Depoimentos" que nos forneceu toda sorte de meme e era um ótimo espaço para receber e dedicar prestígios de amigos e pessoas queridas. Eu mesma tive uma história de depoimento, recebi uma difamação daquelas, bem absurda... Na época, não tinha a opção de aceitar ou não o depoimento, ele simplesmente aparecia, daí todo mundo viu aquele depoimento pavoroso e eu recebi muitas ligações de amigos na época... inclusive do crush, o que eu achei fofíssimo.
Entre as saudosas ferramentas estão os grupos que tratavam coisas óbvias, mas que revelavam muito da sua personalidade, do tipo "odeio acordar cedo", "meritocracia para quem?", "grupo dos que odeiam fulana" (esse trash, certamente não volta) e por aí vai. Nesses grupos ocorriam fóruns com debates intermináveis, mas que, sim, fazem muita falta.
Tem também os joguinhos... fazendinha feliz! Ah, como era bom roubar os recursos dos amigos...
Tinha também o BuddyPoke, o avatar que você criava e que permitia você mandar flores ou disparar socos no seu coleguinha... Olha que delícia.
Claro, que o retorno traz à todos nós um sentimento de nostalgia e uma vontade de esfregar na cara da galerinha que chama a gente de cringe: "olha como a nossa época era legal, seus boomers".
A gente não sabe ainda quando volta efetivamente, só recebemos o sinal de fumaça e com muita expectativa.
Se o MSN, amigo fiel do Orkut voltar, melhor ainda. Quem não sente falta de chamar a atenção de alguém, convidar alguém para jogar um jogo on-line - joguei muita dama com meu vizinho - e colocar a música triste no status para chamar atenção dos outros que jogue a primeira pedra. Essas plataformas falavam muito da gente mesmo.
É isso, galera!
E vocês, ansiosos com a volta do Orkut? Conta aí nos comentários.
Comentários
Postar um comentário