Natacha Macsan
Sobre as Redes: será o início do fim do Instagram?
No Sobre as Redes de hoje, vamos falar se será mesmo que é o início do fim do Instagram?
O assunto está tomando a atenção da galera do Marketing Digital, especialmente depois das últimas mudanças anunciadas no aplicativo. Em suma, o Instagram admitiu que seu maior rival é o Tik Tok e que vai deixar a plataforma mais voltada para os vídeos curtos - os Reels, no caso.
Mas peraí? O Instagram começou como aplicativo de foto e estava tudo bem antes do tio Zuck comprar. A[i ele fica muito olhudo, começa a vetar as entregas de conteúdo, conteúdo entregue é conteúdo monetizado... isso desgasta não só a audiência como os criadores de conteúdo; porque, veja, o Instagram é de todas as plataformas, a que menos dá um retorno substancial para seus criadores de conteúdo, o YT paga, o Tik Tok e Kwai também tem inúmeras formas de beneficiar seus criadores de conteúdo, MENOS O INSTAGRAM....
Aí, olha só que interessante também: toda vez que um app aparece, o Insta quer roubar a sua funcionalidade. Assim surge o Stories querendo desbancar o formato do Snap (e, infelizmente, conseguindo aqui no Brasil, pelo menos); tentou pelo IGTV roubar espaço do Youtube, não conseguiu, o formato não agradou muito, tanto que tiraram; agora está investindo em vídeos curtos, todos os vídeos upados na plataforma passaram a ser Reels e, por fim, anuncia que seu foco não é mais para fotos (o que especula-se até que a função foto saia da grade)... Mas o objetivo inicial do Instagram não era fotos, gente? Onde a gente vai postar nossas fotos agora?
Cabe ressaltar que essa medida do Instagram prejudica muuuuitos profissionais da área. Muitos mesmo! De cara os fotógrafos vão ser os mais prejudicados. Ponto! Doceiros, vendedores também, outra galera que vai ser muito prejudicada, afinal, seu conteúdo é estático, não é móvel.
Moral da história:
O Instagram pós-Zuckerberg ficou tão preocupado em ser o que não é, que acabou esquecendo a sua essência.
No fim das contas, as pessoas vão acabar migrando para outras plataformas onde possam upar seus conteúdos ou ir até para sites mesmo, retomar os blogs, esses estão aí desde antes das redes sociais e se mostraram os mais estáveis, na verdade; vamos ver como os usuários vão se comportar, se eles vão migrar e para onde.
Porque o Instagram vai focar em criadores de conteúdo e me parece que ele não está considerando os pequenos perfis como pessoas que só querem um lugar para colocar suas memórias sem grandes demandas ou exigências, inclusive, geralmente são perfis restritos, eu fico me perguntando em como o Instagram vê essas contas, que podem não ser as criadoras de conteúdos, mas, definitivamente, são aqueles que movimentam mais a plataforma, não só upando seus conteúdos, como também consumindo o conteúdo dos criadores.
É isso, galera, vamos acompanhando.. em se tratando de Instagram, as notícias não são as mais animadoras não.
E você, o que acha disso? Conta nos comentários.
Comentários
Postar um comentário