Natacha Macsan
Sobre as Redes: Qual a diferença entre Tik Tok e Instagram?
Eu estava passeando pelo Tik Tok e me deparei com o vídeo de uma moça falando que encontrou um funcionário do Tik Tok e perguntou qual seria, afinal, a diferença entre o Tik Tok e o Instagram e o funcionário lhe respondeu que o Tik Tok está investindo para ser um plataforma de tutoriais e que o foco deles mesmo é educação (afinal, o que não é o tutorial se ensinar as pessoas a fazer algo, não é mesmo?) e que o Tik Tok estava investindo nisso, ia, inclusive, melhorar as ferramentas de legenda e de tradução da legenda para que o alcance ficasse a nível global, com a tradução da legenda, todos podem ter acesso ao que aquela pessoa está falando.
E realmente, faz todo sentido. "Ah, mas o pessoal só faz dancinha". Cara, pois é, né? Mas a dancinha não é uma expressão artística, que trabalha diferentes áreas do seu cérebro, te ajuda com a coordenação motora e até a perder peso? E, para você pegar os passos, sempre tem vídeos de pessoas ensinando também a coreografia. Alguns vídeos são de exposição, o entretenimento pelo entretenimento, mas pode reparar que a plataforma realmente tem essa pegada do ensino. Até o Karnal tem um perfil lá e realmente eu vejo crescente a presença de pensadores e educadores tanto no Tik Tok quanto no Kwai.
Na verdade, nem é só fazer sentido. Se você pesquisar "Tik Tok educação" no Google, você vai achar um monte de matéria falando sobre isso. Pesquisa aí para você ver.
Já no Instagram, acho que não precisa ir muito longe, né? O objetivo do Instagram é o comercial. Inclusive, existe e é muito incentivada a opção de patrocinar suas próprias postagens. Ora, se eu estou investindo em marketing, quero patrocinar uma postagem, é porque alguma coisa eu estou vendendo, certo? Então, eu não sei para vocês, mas isso para mim está indiscutível, tem até lojinha, eles estão criando todo uma série de atualizações para vendas de produtos dentro do Instagram. Na verdade, já tem tempo que eu venho considerando o Instagram meio que um shopping: você vê seus amigos, vê os patrocinados... é isso aí.
É importante pontuar que saber dessa informação é muito relevante na hora de você criar seu conteúdo, porque você já sabe o que produzir para fazer o algoritmo da plataforma sorrir para você.
Lembrando também que muita gente faz esse processo de migração entre as plataformas e isso sempre aconteceu. Você tem um canal no Youtube, você divulga ele no Insta, Facebook; tem um perfil no Insta, divulga ele no Tik Tok, Facebook, Youtube etc. O que eu quero dizer - que é algo que eu sempre digo - é que, a rigor, uma rede alimenta a outra e que você pode encontrar públicos distintos, com objetivos distintos em cada rede e precisa saber utilizar isso a seu favor.
Eu, por exemplo, já estou reavaliando como utilizar melhor o Tik Tok, afinal, foi sim uma informação bem relevante.
E aí, você concorda? Conta nos comentários e até a próxima postagem.
Comentários
Postar um comentário