Natacha Macsan
Musicou, SextaShow! - Como criar uma estratégia de marketing que funcione para você que é músico!
No Musicou, Sexta Show de hoje, nós vamos falar de dicas que marketing para os músicos.
Pode parecer óbvio, não? Porém, eu que sou do meio, tenho notado que a maioria dos meus amigos músicos não estão ocupando as redes sociais e todos os seus potenciais e, quando se negligencia essas redes sociais, é menos público que você vai alcançar. Só ter uma conta no Instagram, esperar algum vídeo seu viralizar ao acaso, não é suficiente. O músico precisa ocupar as redes sociais, todas elas, para poder começar a agregar o seu verdadeiro e real público-alvo e não só ficar em redes onde, majoritariamente, seus seguidores são amigos e parentes, que, verdade seja dita, muitas das vezes nem fazem parte do seu nicho, não é mesmo?
Outra coisa interessante, é que eu notei que muitos amigos, que são profissionais do ramo, já tocam a bastante tempo, tem feito outros tipos de conteúdo que não os voltados para a música e afins em detrimento de apenas fazer outras trends sem levar em consideração que aquilo muita das vezes não dialoga em nada com o conteúdo musical dele, o que acaba deixando a coisa um pouco confusa. Nada contra fazer as trends, mas é preciso saber adapta-la aos seu nicho.
Eu mesma fico devendo nessa esfera, mas, no meus caso, o lugar que eu moro tem muito ruído sonoro e isso inviabiliza as minhas gravações. A fim de contornar isso, eu aluguei um estúdio para poder gravar com qualidade e sem interferências. Talvez, você, amigo músico, enfrente o mesmo problema que eu, e talvez não. E se isso não é um problema para você, está na hora de você dedicar seu tempo mais a fazer vídeos curtos de covers ou músicas autorais do que apenas se dedicar a trends, não é mesmo?
Aqui vai a lista de coisas que você precisa a aplicar para começar a trabalhar o seu projeto de marketing do seu projeto musical e tudo que eu vou listar é resultado de muita leitura e estudo que eu estou trazendo e dividindo aqui com vocês.
1. TENHA UMA CONTA EM TODAS AS REDES SOCIAIS.
O que eu tenho visto é que as pessoas, ao invés de distribuírem o conteúdo produzido nas mais diversas plataformas - sendo que o conteúdo pode ser o mesmo - focam em uma plataforma só que, geralmente, é o Instagram. Com isso negligenciam: Youtube, Tik Tok, Kwai, Página de Curtir no Facebook, fora muitas outras redes, como Sparkle e outros. Você precisa estar ocupando essas plataformas para começar a angariar público e, o mais importante, você precisa saber como cada plataforma funciona para a sua finalidade. Por exemplo: no Tik Tok e Kwai, você vai fazer conteúdos mais curtos e, a partir dele, você vai começar a fazer com que essa audiência veja seus conteúdos completos no Youtube; ou você faz com que essa audiência te siga também no Instagram, onde você faz do Instagram mais algo no estilo portfólio, ali vão estar os seus melhores momentos, vídeos, fotos, por exemplo; no Facebook você pode postar os vídeos completos da mesma forma que você posta no YouTube para esse vídeo circular e as pessoas chegarem até a sua Página e te sigam lá e de lá comecem a te seguir em outras plataformas, ou seja, você tem que criar um processo em que uma rede social seja catalizadora para a outra rede social; dessa forma, você angaria aqueles que tendem a participar mais de uma única rede ou que geralmente circulam de rede em rede e com isso te ajudem a alcançar o seu nicho ideal de público, que tenha tudo a ver com a música que você produz.
2. CRIE UMA IMAGEM MARCANTE.
Essa vale para mim, eu estou 100% consciente que eu preciso ter uma imagem marcante, uma identidade visual, o que me falta é dinheiro para comprar os acessórios e senso estético, esse eu não tenho, quem me ajuda com isso, na verdade, é minha querida mãezinha! Sim! Minha mãe tem um olho mágico para roupas, ela sabe o que combina com o que só de olhar, bagulho de doido. Eu imagino e a coisa é caótica se eu tento fazer algo mais fora do padrão. Só que essa parte ela muito importante porque a forma que você se veste, se apresenta, demonstra a sua personalidade e é através da sua personalidade que as pessoas vão se conectar com você. Então, é muito importante que, quando você for performar ou fazer os seus conteúdos, você crie um look que faça com que a sua audiência saiba identificar na hora que é você, ou então, que ela veja determinado acessório e diga, "ah, isso é a cara da Natacha", por exemplo.
3. CONHEÇA SEU PÚBLICO.
Essa parte é mais complicada, porque você pode até imaginar que a sua música talvez seja para um determinado nicho, mas o público que consome efetivamente o seu conteúdo é outro público e é para ele que você vai voltar seu olhar, né, meu amado? Então, quando você criar seu conteúdo, comece a fazer esse levantamento: como as pessoas reagem a cada música, quais músicas estão tendo mais alcance - são as mais antigas, são as lançamentos -, faixa etário, gênero, orientação sexual, classe social, raça, inclusive, tudo isso é relevante. Uma vez que ficar claro quem consome seu conteúdo, vai ficar mais fácil você construir conteúdos assim.
Ah, só uma dica, se a sua conta no Instagram for uma conta em que quem te segue é família e amigos, não confie muito no que diz o "Insight". Talvez o ideal seja você criar uma conta nova, só para o seu projeto musical e deixar uma conta pessoal para você interagir com seus amigos e familiares. Não peça para as pessoas te seguirem, porque você vai atrapalhar o Analytics a encaminhar o seu conteúdo para quem realmente se identifica com ele. Só comece uma conta nova, se isso for do seu desejo, e crie conteúdos que tem por objetivo alcançar o seu público-alvo e não achar seus amigos em comum no Facebook.
💢
É isso, meus queridos amigos músicos, são essas as dicas de hoje e eu espero vocês aqui na semana que vem para que a gente possa criar essa rede de apoio e dividir ideias. Diz o que você achou nos comentários e até a próxima postagem.
Comentários
Postar um comentário