Natacha Macsan
Musicou, QuartaShow - Qual a diferença entre a partitura, a cifra e a tablatura?
Se você está entrando agora no meio musical, há muitos tipos de documentação que você precisa conhecer e entender as suas principais características e diferenças e é isso que nós vamos falar hoje no nosso Musicou, QuartaShow.
Mas, afinal, qual a diferença entre a partitura, a cifra e a tablatura?
PRINCIPAIS DIFERENÇAS:
A diferença entre elas é que a partitura, diferente da cifra e da tablatura, não exige que você tenha conhecimento prévio da música, porque a sua documentação e tão completa, que quando você aprender a ler a partitura de maneira fluente, para tocar uma peça, basta apenas que você saiba ler e executar, porque a partitura te dá as notas a serem tocadas, seja a nota isolada, seja o acorde; e o tempo de duração de cada uma delas.
Já no caso da cifra e da tablatura, você precisa conhecer previamente a música ou a peça que você vai tocar. No caso da cifra, você também precisará de conhecimento prévio das formas dos acordes, uma vez que como ele vai se formar não
ESTRUTURAS:
PARTITURA: de maneira bem superficial e sem entrar em maiores detalhes - porque são muitos - a partitura é composta pela pauta ou pentagrama, que são 5 linhas e 4 espaços em que cada um indica uma nota a depender da clave; a clave que vai indicar a tessitura, a altura em que as notas se encontram dentro do espectro (exemplo, o som de uma tuba é bem mais grave do que o som da gaita, certo? então, as claves vão indicar a tessitura em que se encontra o timbre daquele instrumento); as armaduras de clave indicando o tom da música e vários outros elementos que você pode analisar clicando aqui e vendo na Wikipédia que dá uma boa visão dos elementos que fazem parte da partitura.
CIFRAS: é um resumão do acorde. Ele só te dá as informações mínimas necessárias e a cifra indica as notas da seguinte forma:
C = DÓ D = Ré E = Mi F = Fá G = Sol A = Lá B = Si
Ou, se você quiser entender melhor ainda:
A = Lá B = Si C = DÓ D = Ré E = Mi F = Fá G = Sol
Por que não começaram o A = Dó eu também não sei.
TABLATURA: cada linha significa uma das cordas do instrumento e os números indicam qual casa em que está aquela nota.
PRINCIPAIS DESAFIOS:
PARTITURAS: Apesar de ser completa, ler uma partitura é realmente desafiador, isso porque você precisa internalizar vários conhecimentos, como saber identificar as claves, as armaduras de clave, as notas e as pausas e seus respectivos tempos de duração; as articulações, as dinâmicas, os ornamentos, os símbolos de repetição e de coda... enfim, são muitos os elementos presentes em uma partitura, o que faz com que ele seja o documento mais completo para se tocar uma música ou peça, mas aprender a ler uma partitura é literalmente aprender um novo idioma e esse idioma é a música.
Partitura do tema de abertura de "Star Wars" para piano. |
ATENÇÃO: A partitura é o único documento aceito para REGISTRO OFICIAL de uma canção ou peça.
Trecho da cifra de "Me Beija", minha música autoral. |
TABLATURA: você vai precisar confiar única e exclusivamente no seu ouvido e, a partir disso, tocar a melodia indicada na tablatura. A depender do seu grau de facilidade ou dificuldade em pegar músicas "de ouvido", como costumamos falar, pode ser um exercício bem dispendioso e que vai exigir de você muito treino, erro e acerto até chegar ao resultado ideal.
Tablatura de "Tempos Perdidos" do Legião Urbana. |
Pronto! Em apenas uma postagem você já aprendeu muitas coisas sobre a música. Lembrando que uma não desvalida a outra, todos esses tipos de documentação existem para auxiliar na hora de executar uma música ou peça.
Diga nos comentários se você já sabia disso ou, se não souber, o que você achou de conhecer esses conceitos musicais.
Comentários
Postar um comentário