Natacha Macsan
Dica, Sua Linda! - 5 dicas para definir o seu nicho de mercado.
No Dica, Sua Linda! de hoje, vamos te dar 5 dicas para você definir o seu nicho de mercado.
E o que é nicho? Nicho é um termo utilizado no marketing digital para se referir à características específicas do seu público-alvo.
Exemplo: se você trabalha com comida fitness, seu nicho é o grupo de pessoas que pratica exercício físico com regularidade. Você pode especificar ainda mais, como se o seu público-alvo é masculino ou feminino, a faixa-etária, se é são pessoas que praticam exercícios físicos há anos ou pessoas que estão começando agora. Quanto mais você mapear as caraterísticas do seu público-alvo, mais você vai poder desenvolver um projeto, trabalho específico para eles e angariar ainda mais clientes, seguidores, adeptos. Esse é o seu nicho.
Para isso, vamos te dar 5 dicas para você identificar o seu nicho.
1. Qual sua habilidade específica?
Você precisa descobrir, se ainda não descobriu, a sua habilidade específica. Você gosta de dançar e dança bem? Você gosta de atuar? Você gosta da área profissional em que você atua e quer criar conteúdo voltado para falar disso?
Defina qual a sua habilidade específica e crie seu conteúdo voltado para isso.
É muito importante você procurar trabalhar com algo que você realmente gosta, porque, verdade seja dita, dá muito trabalho e o ideal é que você atue na área do seu interesse.
2. Como você pode colaborar para ajudar as pessoas?
Seu conteúdo é voltado para sanar dúvidas das pessoas; trazer dicas e ideias; criar entretenimento? Você está colaborando com algo na vida das pessoas. Ao definir como você está ajudando as pessoas, você vai ter um norte do tipo de conteúdo e até serviço você deve produzir para colaborar com a vida das pessoas.
3. Defina seu diferencial.
No mundo internet é difícil achar alguma área que ninguém esteja atuando, pelo contrário, se você procurar sobre qualquer assunto, provavelmente você vai achar alguém falando sobre ele. Só que sempre há um diferencial e vai ser isso que vai fazer com que as pessoas escolham te seguir. Pode estar ligado à sua personalidade, por exemplo: você é uma pessoa mais séria? Vai ter gente que vai preferir te seguir por esse motivo; você é mais despojado? Vai ter gente que vai optar te seguir por esse motivo. A rigor, nós seguimos pessoas que tenham a personalidade parecida com a nossa, já reparou? Então, trabalhe no seu diferencial e apresente ele ao seu público.
Nota: sob nenhum aspecto desmereça o trabalho do outro ou diga que o seu melhor. Ter que reduzir o trabalho de alguém é passar recibo de incompetência. Mostre o seu diferencial e atraia seu público por esse motivo. Não se esqueça que assim que você comparar seu trabalho ao de alguém, você vai permitir que comparem o seu trabalho ao dos outros e eu acho que todos nós temos nosso próprio jeito e diferencial, não é mesmo?
4. Defina seu público favorito.
Você vai escolher o seu nicho também se baseando no público-alvo que você mais gosta de trabalhar. Se você gosta de trabalhar com crianças, você deve criar seu conteúdos para cativar esse público. Prefere trabalhar com pessoas maduras ou idosas? Você vai direcionar seu conteúdo para atrair esse público-alvo.
Claro, que você pode analisar as tendências e onde "tem um buraco", ou seja, poucas pessoas estão direcionando seu conteúdo para esses nichos; mas se você não tiver muita intimidade com esse público ou não souber como lidar com ele, pode ser que as coisas fiquem um pouco complicadas e você precise de cursos extras para poder suprir a demanda.
Não tente forçar a barra. Se você não tem muito tato para trabalhar com determinado tipo de público, seja por falta de experiência, seja por dificuldade em conseguir se comunicar com ele, é melhor você não arriscar. Isso pode, inclusive, prejudicar a sua imagem profissional.
5. Pesquise as melhores formas de atuar e atrair esse público.
Cada público-alvo demanda um tipo específico de linguagem e abordagem. Saber quais as melhores ferramentas para atrair esse público é primordial para o seu crescimento. Lembrando que é necessário estar constantemente pesquisando e se atualizando sobre as tendências, porque, no mundo da internet, isso muda o tempo todo. Logo, fique sempre atento ao que há de novo e divida com o seu público.
💢
Espero que vocês tenham gostado do Dica, Sua Linda de hoje, conta nos comentários qual o seu nicho.
Comentários
Postar um comentário