Sobre as Redes: a qualidade de serviço do Instagram está horrível e ninguém está falando sobre isso.
Natacha Macsan
Sobre as Redes: a qualidade de serviço do Instagram está horrível e ninguém está falando sobre isso.
No Sobre as Redes de hoje eu quero falar de um assunto que está impactando diretamente sobre a qualidade do meu trabalho utilizando a plataforma Instagram que está horrível quando o assunto é qualidade de serviço da plataforma e eu não estou vendo absolutamente ninguém falando sobre isso e não é possível.
Vou colocar aqui para vocês a quantidade de vezes que eu precisei renderizar (renderizar é o nome dado para descrever o processo final de uma edição de vídeo, quando a edição do vídeo está pronta, você, por fim, renderiza o vídeo) o vídeo que eu tentei upar no Reels do Instagram e não consegui e não consegui pelos mais diversos motivos: ora porque a qualidade da imagem caia consideravelmente, ora porque você coloca o formato 9:16 mas esse formato é um formato equivocado na visualização da imagem, em que, o formato mais próximo que eu achei, livre de interferências e encaixando certinho no quadro, era o 3:4... enfim, um monte de problema. Sem contar que o Instagram diversas vezes ficava fechando. Olha só quantos vídeos eu precisei renderizar:
Renderizei 8 vezes. A nossa memória do celular que lute! Isso porque eu não usei do jeito que eu queria. Por fim, eu desisti e tive que colocar de outra forma mesmo, porque eu não posso controlar a programação do aplicativo. Ou seja: depois de todo esforço, todo edite para deixar com a cara da marca, eu tive que desistir porque a qualidade se perde ao upar. Isso é muito frustrante.
Outra coisa que vem acontecendo comigo com muita frequência, é o meu celular estar com bastante carga na bateria, eu estou navegando pela plataforma e, puf, meu celular desliga. Quando eu ligo de novo, percebo que ele aparentemente descarregou, mas ele estava com bastante carga. Volta e meia recebo aquelas notificações do aparelho avisando que está consumindo muita bateria, mas só com Instagram - Facebook também - que acontece isso. Fora os Stories que não estão carregando, ora carrega tudo, ora não carrega; o audio vira e mexe fica com delay (atraso) com relação à imagem, olha... só peleja,
E não são só esses problemas.
Tentando fazer um formato interativo no Carrossel, eu editei as imagens com Gifs, usando até os Stories para poder baixar os Gifs animados, fiz até tutorial:
O resultado era para ficar bonitinho, interativo, menos monótono e o que acontece? As qualidades caem no momento em que você upa as fotos. Ou seja, você sequer tem uma prévia para analisar se está tudo do jeito que você gostaria, só descobre quando já está lá. E o Instagram, meus amores, o Instagram não gosta que você apague e faça repost. Ele quer que você deixe o lixo que ele te fez a gentileza de upar para você. Pouco importa se você fez com carinho, tudo direitinho, deixa do jeito lixo que eles te fizeram o enorme favor de colocar para você lá, seu pobre! Custava permitir o edit da imagem, vídeo, Reels porque ela saiu sem qualidade e não por culpa do usuário? Se não por culpa da plataforma, eu não sei, mas a culpa do usuário é que não foi.
Eu falei sobre isso nos Stories e conversei com uma amiga que enfrenta esse mesmo problema.
E aparentemente esse problema nunca vai chegar até os programadores do aplicativo, por um motivo muito simples: esse é um problema Android. E quem é digital influencer ou consegue bons resultados possui um fator em comum: essas pessoas tem iPhone. Eu sei ver de longe se uma pessoa está produzindo conteúdo com iPhone ou com Android porque a qualidade de um e de outro é berrante! Não porque o Android produz mal, não porque o Android entrega com má qualidade, nem nada disso: é na hora de upar no Instagram, que todo brilho se perde.
Fazendo pesquisas, encontrei uma matéria dizendo que pode ser por causa da internet estar ruim ou sei lá o que. Desminto isso agora: não é! Como eu provo? Eu upo um carrossel, tem 10 vídeos curtos, alguns saem com qualidade e outros não, todos foram upados ao mesmo tempo, logo, essa explicação não é razoável. A explicação real é que ninguém quer dizer que a qualidade fica uma porcaria porque você usa Android e não iPhone! E por que não falam? Porque vai desagradar a maioria dos usuários que usam Android - e é a vasta maioria - que vai se dar conta do elitismo da plataforma. Gente, um iPhone é muito caro e fora da realidade do brasileiro. Mesmo parcelando em 10x, não dá para pagar parcelas de $700 a $1.300 reais em um país onde o salário mínimo é $1.212 reais. Quem faz isso e é classe média está louco! Ou seja, você ter o seu aparelho Android, bom, que funciona bem, não é suficiente. A vida sempre dá um jeito de esfregar na sua cara que você é um pobre que vai sempre ter desvantagens e isso é muito, muito cansativo. Eu crio conteúdos simples para a internet, pelo amor de Deus, eu tenho que vender um rim para fazer isso?
Eu escrevo essa postagem na minha certeza de que não vai dar em nada, isso é o mais triste. Já fiz Twitter marcando o Instagram e nada. Claro, que quando o Felipe Neto teve um problema na plataforma, eles resolveram prontamente. Eles vão me atender? Com 130 seguidores um uma conta e uns 700 em outra? Não vão, né? Não vão, porque eu não tenho eco. O que eu falo, raramente se replica.
O problema é que a plataforma é feita por milhões de "eu" e não milhões de Felipes Netos e Anittas, somos nós que movimentamos aquela plataforma e não deixamos ela morrer no marasmo. A única coisa que acontece é que as pessoas vão desistindo. Muita gente com lojinha lá. A hora que descobrirem que site e blog é melhor, já era. É só porque Instagram está em alta. E enquanto o Instagram vive atualizando para bater de frente com os aplicativos, está se esquecendo sempre do básico: a massa que faz acontecer.
E a massa, querido Instagram, é Android.
Comentários
Postar um comentário