Natacha Macsan
Musicou, SextaShow! - Músico, dá uma palinha!
Esse é um assunto que eu pretendo me estender mais um pouco. Hoje, no Musicou, SextaShow!, vamos falar sobre o "Músico, dá uma palhinha". Esse termo aqui no Brasil é empregado para pedir ao músico que faça uma breve apresentação, sem que ele seja o contratado para a apresentação/espetáculo/show.
Inclusive, eu fiz esse Tik Tok/Reels tratando de maneira divertida sobre o tema:
Em primeiro lugar, eu sei que as pessoas pensam que não estão fazendo por mal; mas quando ela conhece seu trabalho e deixa de te contratar para contratar outro músico, como ela acha que você se sente? Claro, somos discretos, não falamos nada, mas parece que isso só atrai mais desgraça, porque a pessoa ainda faz um convite, "vem aqui dar uma palhinha". Ora, ora, não sou boa o suficiente para ser contratada, mas você quer que eu vá lá prestigiar o seu espaço, sem que você prestigie o meu trabalho? Assim, eu faço a sonsa com a pessoa, ninguém é obrigado a me contratar, mas é feio também ela esfregar na sua cara que contratou outra pessoa e ainda querer que você vá lá. Gente, eu sou profissional da área, eu não toco por lazer não, eu gastei uma grana, sou pobre, não viajo, não compro roupas novas porque passei minha vida adulta investindo nisso, por favor... Vamos respeitar a profissão do coleguinha.
Sendo que isso ainda gera um problema maior: eu chego lá e enxoto meu colega músico que está se apresentando, pego seu microfone, instrumento... como é que funciona essa dinâmica?
Porque ainda tem mais essa: as pessoas acham que o músico que está conduzindo a apresentação ainda tem que ficar cedendo o espaço dele e os instrumentos e material dele. Amor, você não pode oferecer o que não é seu. O microfone é seu? O instrumento é seu? Como que você sai oferecendo para os outros assim? Na base do constrangimento ainda, porque o músico pode não gostar, mas de repente vai ceder para não perder o trabalho. Nunca ofereça o que não é seu. Você gostaria que alguém chegasse e oferecesse seu carro: "ei, dá a chave do seu carro para essa pessoa que você nunca viu na vida, para ela ir ali rapidinho?"; pois bem, com instrumento é a mesma coisa. Eles são caros, a manutenção é cara e se você quer abrir espaços de palhinhas, compra seus instrumentos e deixa lá para os outros usarem, aí sei, é direito seu.
"Ah, mas e quando o musico cede o espaço e pergunta se alguém quer tocar?". Aí, tudo bem. ELE abriu o espaço, ele está confortável em ceder o instrumento DELE; ele convidou um amigo músico de confiança para que ele tivesse um espaço para mostrar o seu trabalho... Compreende a diferença? Partiu do músico oferecer o espaço dele e não de terceiros; qualquer coisa que vier a acontecer, ele que vai arcar com as consequências. Ou seja, se você, que tem um bar ou conduz eventos, tem o hábito de ser essa mania de oferecer o espaço dos outros para terceiros, pergunte ao músico se ele está confortável com isso e respeite a resposta dele.
Ahhhh, eu ainda tenho tanto para falar sobre isso, mas vamos encerrar por aqui e fazer dessa uma introdução ao assunto, a gente tem vários aspectos para se aprofundar com relação ao tema.
Até o próximo Musicou, SextaShow!
Comentários
Postar um comentário