Natacha Macsan
Hoje no Musicou, Sexta Show!, nós vamos falar para você: crie o seu público!
Vamos dar continuidade às últimas postagens da série Musicou, Sexta Show!, se você não leu, clique aqui e clique aqui.
Essas dias eu estava vendo um vídeo de marketing digital que uma pessoa fez voltado para os músicos e eu soube na hora que ela não tinha muita experiência nisso. Isso porque ela estava dizendo para divulgar entre parentes e amigos o seu conteúdo porque eles eram os seus primeiros consumidores. Se ela tivesse um mínimo de vivência nesse assunto, o que ela ia dizer é: foge de querer achar que parente e amigo serão seu público consumidor. Alguns, claro, vão ser, mas você vai contar nos dedos. A vasta maioria só vai ficar fingindo que se importa, quando você crescer em alguma rede social, serão os primeiros a darem unfollow (deixar de seguir), são os críticos mais ferrenhos, nada está bom e eles podem ser os principais catalisadores da sua desistência, seja ela momentânea, seja ela eterna.
Eu tenho certeza que se você já é músico, você identificou na hora o que eu disse, porque eu acho bem pouco provável que isso não tenha acontecido para você. Agora, um fato: se os seus amigos e familiares efetivamente te ajudassem, divulgando seus materiais, principalmente aqueles mais relevantes, se uma vez por semana eles divulgassem seu conteúdo, você estaria em um patamar bem diferente. As pessoas que tiveram bons amigos e parentes, conseguiram chegar longe sim. Quer um exemplo: "Trem bala". Ana Vilela conseguiu fazer a música dela estourar, porque teve uma rede de apoio real. Quem repassou a música dela, foram amigos e a música estourou. Só que nem todos possuem essa rede de apoio, então vamos trabalhar com o alcançável.
Em primeiro lugar, você precisa criar o seu público que vai estar interessado no seu conteúdo simplesmente. Essa pessoa não tem laços com você, ela vai gostar de você, porque ela ouviu sua música e gostou! São essas as pessoas que você está procurando.
Nas suas redes sociais, é claro que você precisa divulgar, isso não há dúvidas, mas tente não criar redes sociais voltadas para "Family&Friend" (Amigos&Familiares), faça um conteúdo voltado para aqueles que não te conhecem ainda, mas que podem ser consumidores em potencial da sua música.
Dica: Abandona de uma vez essa ideia de amigos e familiares como suporte. Isso vai te deixar triste, frustrado, com pensamentos vingativos, mas tudo isso são pensamentos e atitudes negativas e só quem tem a perder é você. Então, o quanto antes você abandonar essa ideia, melhor para você. Sempre que alguém vier criticando o seu trabalho, basta você dizer: tudo bem, você não é meu público alvo. Simples, não? Pronto! Você tira da pessoa aquela megalomania de achar que as pessoas estão produzindo conteúdos para elas em específico, quando não estão. Adianta você fazer sertanejo para quem não gosta de sertanejo? Então, problema resolvido. A pessoa não gosta, ela não é obrigada, nem você é obrigado a ouvir a reclamação dela. Vida que segue.
Resolvido esse problema na sua cabeça, comece a produzir conteúdos nas redes sociais de maneira que você vai atrair esse público consumidor que vai gostar da sua arte. Seja sempre gentil, dê atenção às pessoas na medida do possível e do BOM-SENSO (válido para ambas as partes) e toda rede social que você criar, Kwai, Tik Tok, Instagram, Youtube, Facebook, Tumblr, sei lá, todas que vierem à sua mente, você vai focar em alcançar essas pessoas.
Para trazer pessoas para o seu universo virtual, quando você tocar nos lugares, faça banners seus com contatos, os @ dos seus perfis (tente fazê-los personalizados para todas as redes sociais, isso facilita bstante) e você pode fazer flyers e carões de visitas para entregar nos intervalos entre uma música e outra. Quem realmente gostar de você, vai passar a te seguir nas redes e a consumir seu conteúdo. Essa é uma boa maneira de você começar a divulgar o seu material.
Tenha isso em mente e vambora alçar vôo, meus amigos!
Se você agora só tem Instagram/Fscebook e Youtube, não se esqueça das outras redes sociais. Kwai e Tik Tok fazem uma ótima entrega de conteúdo e é importante estar nessas redes:
Ainda não baixou o Tik Tok? Clique Aqui e insira o código convite: 20744766
Ainda não baixou o Kwai? Clique Aqui e insira o código convite: Kwai863484209
Boa sexta e bom show para gente! 😉
Comentários
Postar um comentário