Natacha Macsan
Para ler o Dica, Sua Linda #15, clique aqui.
......
Vamos combinar que organização é meu tema favorito para o Dica, Sua Linda e outras postagens. Isso porque o mais difícil em se organizar é planejar como vai funcionar essa organização. Como eu tenho que administrar blog e as perfis de Insta, Face, Youtube e agora, os também inclusos, Kwai e Tik Tok, nota-se a necessidade de estar sempre redefinindo esses modelos e padrões. Ferramentas aparecem para ajudar, algumas somem e, portanto, precisamos estar constantemente nesse processo de readaptação. Para ler sobre informações essenciais para criar sua conta, clique aqui e veja a postagem que falamos sobre isso na semana passada.
Entre as ferramentas que agora serão bem úteis, surge a possibilidade de poder programar Stories e isso vai ajudar bastante, porque eu não vou precisar estar pontualmente disponível para divulgar as postagens aqui do blog, por exemplo, e também vou poder me arrumar e fazer tudo de uma única vez sem precisar me maquiar todos os dias - o que eu não tenho feito dia nenhum, bendito seja tu, filtros do nosso app.
Como eu disse, é necessário na nossa atualidade usar as diversas ferramentas da melhor forma possível e eu sou uma pessoa multi-versátil, porque além de escrever nesse blog - que eu amo -, em breve retomarei as gravações dos vídeos no Youtube e os arranjos já foram acertados, ou seja, em breve, meu tempo vai ficar ainda mais encurtado para poder atualizar tudo. E um dia, meus amores, um dia passa voando. Logo, vou dividir com vocês como eu vou fazer esse esquema de organização.
Vamos lá:
1- Uma coisa de cada vez, várias sobre aquela coisa.
Faça o máximo que puder de uma vez só e já deixa pronto para postar. Os Stories, Feed, Página de Curtir e Youtube permitem que você programe a sua publicação. Ou seja, eu escrevo hoje, mas a minha postagem só vai sair semana que vem. Isso ajuda bastante a liberar a sua agenda e a se dedicar a outras atividades. O Tik Tok e Kwai permitem você salvar a postagem já gravada, você deixa salvo na aba de Rascunhos, e aí, quando for o dia e hora de você liberar as postagens, basta você liberar a postagem. Nesse caso, requer que você se lembre que precisa postar, então, coloque um lembrete fixo no seu celular para evitar que você perca a hora. Twitter e Perfil pessoal do Facebook, Stories do Facebook e Status do whatsapp - valha-me Deus, quantos lugares para divulgar -, esses demandam que você faça na hora, mas você pode já deixar pronto (do Whatsapp você pode facilmente usar o que já usa no Insta, Tik Tok e kwai) e só copiar e colar os textos. Como você já tem um lembrete por causa do Tik Tok e Kwai, já aproveita e lança tudo, certo?
ORGANIZE SEU CALENDÁRIO E FAÇA HOJE O QUE VOCÊ PODE FAZER NO PRÓXIMO MÊS.
2- Organizar tudo em planilhas.
Eu tenho que saber o que eu já fiz ou já deixei de fazer. Se eu depender única e exclusivamente da minha memória, fato que erros acontecerão com maior frequência - porque erros acontecem sempre, mas quando se trata de atividades repetidas, o nosso cérebro pode computar como "atividade realizada" e não estar realizada e, opostamente, ficar nos lembrando de fazer algo que já fizemos. Então, para ter a nossa paz de espírito em dia e dizer para o cérebro "EU FIZ ISSO SIM! OLHA AQUI!" nada como ter tudo anotado pontuando "fiz/falta fazer".
3- Regularidade e consistência.
Para gente prender o público, é unanimidade entre todos os criadores de conteúdo que você precisa ser consistente. Postar com regularidade em determinados horários faz o seu público lembrar: "hoje é quinta, vai sair postagem às 21h". Divulgando as postagens do blog nos Stories, eu estou sempre falando "hoje é terça, dia de Dica, Sua Linda... Hoje é quinta, dia de Top 5 Indicações" e isso faz com que as pessoas assimilem internamente que dia da semana é e que postagem vai sair em cada dia da semana. Isso lembra a sua audiência que você vai soltar a sua publicação e cria vínculos e fidelidades. Inclusive, é por causa disso que eu mantive as postagens fixas e regulares e busquei criar outras que saiam fixas: em primeiro lugar porque já difícil eu chegar nessas postagens, finalmente; em segundo lugar porque as pessoas já estavam acostumadas. Então, se você pretende criar qualquer tipo de conteúdo em qualquer plataforma, essa dica é válida e importante em todas elas, do blog ao Youtube, do Insta ao Tik Tok, seja regular e constante.
4- Pesquisa e Inovação.
Como eu disse na Dica 1, novas redes aparecem, novas ferramentas surgem nas plataformas antigas, a forma de engajar muda, as tendências mudam e você precisa estar por dentro do que rola no cenário social das redes. Só que a pesquisa não serve só para isso, a pesquisa serve também para você ter novas ideias. Não vou mentir, a rigor, quando você acompanha, segue esse tipo de conteúdo, é um tal de CTRL+C e CTRL+V danado. As pessoas falando as mesmas coisas, você fica até sem saber se aquilo é legítimo mesmo ou se eles só estão se auto copiando na ausência de novidades, mas é importante seguir as redes oficiais da plataforma (o perfil do Instagram no Instagram, do Tik Tok no Tik Tok etc) para saber em primeira mão o que está surgindo de novo. Eu sei que muita gente sabe das novidades em primeira mão, porque eles foram escolhidos pelas plataformas para serem uma espécie de embaixadores da plataforma e repassar as novidades, mas até saber quem são eles de maneira oficial é difícil, logo, é melhor buscar essa água da fonte e das fontes confiáveis. Os sites Canaltech e Techtudo geralmente passam essa informação em primeira mão, vale a pena conferir com regularidade. E seguir pessoas que geram conteúdos parecidos com o seu também ajuda muito, mas é aquilo "olha, mas não faz igual" e se fizer, dê os créditos. Muito feio a galera roubando conteúdo idêntico de maneira descarada (inclusive, plágio é crime) sem dar os devidos créditos e referências.
5- AO TRABALHO!
Bom, não adianta se organizar todo e chegar na hora do vamu-vê não sair o trabalho, correto? Cuidado para a organização não se sobrepor à ação. Muita coisa você só vai descobrir fazendo. A organização serve para você já ir pensando e inserindo e mudando o que funcionou e o que não funcionou, e não para isso acabar virando a sua desculpa para não fazer. Não deixe essa síndrome do impostor toar conta de você. Eu digo isso como relato pessoal mesmo. Eu perdi muito tempo porque fiquei tanto nisso de tem que fazer perfeito, que nem fiz perfeito e nem fiz! E, gente, até eu me dar conta disso, eu perdi muito tempo, tempo que não volta mais. Então, tenha suas ideias mais simples e aplica, com o tempo e prática, você vai melhorando, ajustando, vendo o que funciona e o que não funciona. Aqui no blog, quando eu voltei esse ano, só porque eu deixei de postar um dia, eu não tive nenhuma visita, mas agora tenho mantido a marca de uma média de visitantes porque estou mantendo a regularidade, ou seja, como eu estou fazendo está funcionando e a cada semana eu tenho mais visualizações que a anterior (vocês vão ver no Relatório Semanal).
------
É isso, meus amores, espero que vocês tenham gostado. Não deixem de seguir o blog (essa opção está ali em cima onde tem 3 tracinhos, você clica, vai abrir uma aba e lá embaixo tem a opção seguir), deixe nos comentários as opiniões de vocês e também dicas para o Dica, Sua Linda (eu pesquiso no Google "dicas para dar dicas" e não adianta nada, é um transtorno quando não tenho ideias, hahaha).
Comentários
Postar um comentário