Natacha Macsan
Vamos lá:
1- CRIE UM BLOG DA SUA ÁREA DE INTERESSE
A pegada do blog é pessoal. Aqui você não é CNPJ, aqui você é CPF. Ou seja, o que as pessoas procuram são experiências pessoais, então, se você, por exemplo, gosta de viajar, você vai fazer um blog sobre turismo dos locais que você visitou ou vai visitar. Pensa nas suas pesquisas, você sempre quer saber das experiências pessoas das pessoas e não só do que tem naquele lugar, essa parte fica para as empresas de turismo, a sua parte é contar porque aquele lugar é foda massa. Aqui no meu blog, eu decidi fazer uma Revista Eletrônica porque eu sou uma pessoa que, por hobby ou necessidade, acaba tendo e assimilando muitas informações e por que não dividir isso com as pessoas? Aliás, se você tem uma empresa e escrevesse também um blog ao invés de só divulgar seus produtos, eu tenho certeza que você agregaria muito valor a isso. Então, pense nas vantagens que isso pode trazer e em como isso pode agregar ainda mais o seu público. Lembrando que as postagens do blog são eternas e vão aparecer sempre nas buscas específicas das pessoas - e não desaparecer no limbo, como acontece no Insta, por exemplo - e as pessoas mais diversas podem acabar conhecendo o seu trabalho. Então, ter um blog é só vantagens, seja você CPF, seja você CNPJ.
2- ESCOLHA A PLATAFORMA COM CARINHO
Na hora de criar seu blog, você deve escolher bem qual plataforma vai usar. As plataformas mais usadas são o Blogger, Wix e Wordpress. É possível mudar de plataforma se você quiser, mas isso dá um trabalho gigantesco, então, na hora de você escolher qual plataforma, leve em consideração a que terá as melhores ferramentas de edição. Eu escolhi o blogger porque na época ele era o mais intuitivo e não demandava muitos conhecimentos de edição de site, o Wordpress na época, por exemplo, exigia que você soubesse editar em HTML, então, eu optei pelo que eu pudesse dominar com mais facilidade, mas as ferramentas do Wordpress já estão mais intuitivas, então, para escolher basta você analisar qual plataforma vai ter mais a ver com você. Confira aqui informações sobre as outras plataformas de hospedagens de blogs.
3- SEJA CONSISTENTE
Você não precisa publicar diariamente se você não tiver disponibilidade, mas você precisa ter um prazo fixo para acostumar a sua audiência sobre quando as suas postagens vão sair. Então, verifique a sua disponibilidade e deixe as postagens prontas. Você pode programar a hora que vai sair a postagem, então, se você não tiver disponibilidade diária, basta você adiantar várias postagens e já deixar programadas e depois é só você divulgar nas suas redes naqueles dias e horários que dá certo.
4- NÃO É SÓ DE TEXTO QUE SE FAZ UM BLOG
Insira vídeos e imagens, informações que podem agregar informações sobre o que você está tratando. Torna a coisa toda mais dinâmica e interessante. Imagina você ver uma receita: a vontade que você tem de fazer a receita é porque você viu aquela imagem maravilhosa e isso te deixou com vontade de comer, certo? A mesma coisa aqui, se você inserir imagens ao que fala, vai despertar um maior interesse nas pessoas. Porém, use essa informação com sabedoria, cuidado para não poluir demais a publicação e só faça isso se for necessário, se não for, não faça.
5- CRIE UMA IDENTIDADE
É importante que as pessoas saibam o que vão encontrar no seu blog e que elas também consigam identificar que o seu blog é sobre você ou seu trabalho, e é importante também você criar uma identidade de escrita. A escrita do blog é impessoal, você pode falar na 1ª pessoa, por que os relatos são seus. De vez em quando a gente mete um "nós aqui do blog", mas o nós somos eu e as vozes da minha cabeça então, está tudo em casa. Seja honesto, nada de mar de rosas, tem coisas que não funcionam, dão errado, diga isso e diga o porque; deixe para os marketeiros dizerem que tudo é perfeito, nosso trabalho aqui é dialogar com a realidade.
É isso, meus queridos leitores, espero que vocês encontrem motivação e motivos para escrever um blog e que essas dicas possam ajudar vocês. Gostou? Conta para gente (para mim e para as vozes da minha cabeça) o que você achou das nossas dicas. Semana que vem, no Dica, Sua Linda #15 trarei dicas sobre como se organizar para criar as postagens do blog. Vejo vocês amanhã.
Comentários
Postar um comentário