Natacha Macsan
......
Entrando no mercado para concorrer com o Instagram - na verdade não foi bem isso, o formato dessas plataformas é completamente diferente do Instagram, o Instagram que ficou com inveja e incluiu o Reels na plataforma - o Tik Tok e o Kwai, na verdade, tinham uma pegada mais Snapchat - que o Zuckerberg tentou comprar, a propósito - esses aplicativos, como bem sabemos, tomou conta da cabeça da galera. O principal diferencial dessas plataformas comparado ao Instagram, é que a sua publicação tem tempo de vida útil. O que eu quero dizer com isso: a sua publicação de 10 meses atrás pode simplesmente viralizar porque essas plataformas não "abafam" a sua postagem, ela segue circulando a depender do gosto do que o usuário curtir. Então, exemplo, se você posta receitas culinárias e o usuário gostar desse tipo de conteúdo, a sua publicação vai aparecer para esse tipo de usuário independente de quando você postou; já o Instagram, a sua publicação tem tempo de vida útil, geralmente não passa de 24h, geralmente só 2h, ou seja, o engajamento que você gerar naquele prazo de 2h, é praticamente o engajamento que você vai ter para sempre porque é como se a sua postagem tivesse morrido. Só vai ter acesso às suas postagens mais antigas quem entrar no seu perfil e acabar vendo essa publi e, a via de regras, convencionou-se não engajar postagens antigas das pessoas, porque isso gera um "up" nela e acaba reaparecendo para outras pessoas. Inclusive, é aconselhável você responder comentários nas postagens do Insta nas próximas 2h assim que a pessoa comentou para gerar engajamento... Resumindo: o Instagram faz de um tudo para suprimir as suas postagens. Falando de postagem orgânica, claro, se você for Patrocinar, a rigor, você escolhe a que teve mais engajamento. Eles - o agora Meta, empresa do Zuckerberg e não mais Facebook, como era a marca antes - alegam que é culpa dos Analytics que acabam ficando travados e tudo mais, mas eu não comprei essa narrativa não, porque quando eles quiseram competir com o Kwai e o Tik Tok, rapidinho eles deram um jeito de as postagens terem um alto índice de entrega dos Reels, quem pegou essa época, pegou, quem não pegou não pega mais. Os criadores de conteúdo foram em massa para o Tik Tok e o Kwai e o que aconteceu é que essas plataformas é que acabaram ditando as tendências; aliás, não é incomum vocês verem criadores de conteúdo do Tik Tok acusarem os "famosinhos" do Instagram de roubarem o conteúdo sem dar nenhum crédito - isso aconteceu demais.
Agora, quais as principais vantagens do Tik Tok e Kwai?
Eles possuem muito mais ferramentas para você criar vídeos criativos e, realmente, o que sai de lá são coisas muito bacanas e a galera, vou te contar, a galera capricha, cada vídeo um mais legal que o outro - e eles fazem usando a câmera do Tik Tok e do Kwai. No Instagram só tem saído uns hits bem fracos, quase não tem mobilidade de câmera e quem faz um vídeo super bacana no Tik Tok e Kwai simplesmente upa no Insta - a chamada "rede social vizinha". Lembrando que se você upar os vídeos com as marcas d'água a rede social suprime seu engajamento. Ai, ai... cada chatice! Só deixa o povo criar e compartilhar, gente chata! Porém, cabe lembrar, que eu tenho notado que Kwai e Tik Tok tem servido para públicos distintos. Enquanto no Kwai você tem mais publicações utilitárias - receitas, faça você mesmo, entre outros -, no Tik Tok está a galera mais artista, digamos assim. Claro, que tudo que você criar vai acabar sendo enviado para usuários que gostam do tipo de conteúdo que você procura; assim que você cria uma conta, ele pergunta seus interesses e, a rigor, as publicações que aparecerem para você vai ser sobre isso. Para quem cria conteúdo, isso é maravilhoso, porque a página já encaminha seu conteúdo para pessoas que vão engajar com isso; no Instagram não, para que isso aconteça, só você Patrocinando e, ainda assim, você não encontra na hora de impulsionar a sua postagem, fatores que especificassem mais o tipo de público que você deseja; exemplo, eu sou musicista, daí, vive aparecendo publi Patrocinado de músicos para mim, não é só porque eu sou musicista que eu preciso receber os Patrocinados dos músicos, na verdade, nem faz sentindo, porque o músico está atrás de um público para ele e não de mais músicos que, na verdade, seriam o concorrente deles; o que eu quero dizer, é que o Instagram não sabe diferenciar quem é o profissional da área e quem são os potenciais consumidores do seu produto/serviço - o que, a propósito, é o que mais me desanima a Patrocinar, mas eu vou fazer uma postagem falando só sobre isso.
Mais vantagens Tik Tok & Kwai:
Eles tiveram a brilhante ideia de transformar os criadores de conteúdo em divulgadores da marca, então, se alguém insere o seu código kwai ou seu código Tik Tok ganha um bônus e eles, inclusive, pagam a pessoa que baixa o app também. Eu achei essa ideia genial!!! Ao invés de gastar rios de dinheiro com o grande marketing - digamos assim, eles simplesmente direcionaram essa verba para os usuários deles para que eles incentivassem seus conhecidos a baixar o aplicativo. Você pode, inclusive, divulgar o seu código dentro da própria plataforma para quem baixou o aplicativo e não inseriu código nenhum (no prazo de uns 3 dias assim que baixar). Lambrnado que essa promoção não é válida em todos os países, o Brasil é um dos países em que essa campanha acontece.
E se você ainda não baixou esses aplicativos, aproveite para baixar agora pelos links abaixo e insira meu código convite apenas para ajudar a blogueirinha que aqui vos fala e todo dia traz entretenimento para vocês:
Comentários
Postar um comentário