Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
Você pode ajudar a manter as plataformas doando a partir de R$2 mensais através do apoia-se:
A minha música "Me Beija" foi lançada em todas as plataformas streaming no dia 06/02, como eu havia divulgado aqui no blog mesmo (clique aqui). E na correria da divulgação não deu tempo de eu fazer a postagem específica falando do lançamento, mas farei isso hoje e vou contar as formas que eu venho tentado divulgar, assim como também as dificuldades.
Primeiramente, informo que o nome artístico foi definido formalmente e ficou Natacha Macsan mesmo. 😁
E, com vocês:
Natacha Macsan: "Me Beija"
E tem mais: também tem a versão Karaokê com o áudio original do instrumental para você que, como eu, adora dar a própria palhinha das suas músicas favoritas.
E se você quiser tocar a música, também está disponível no Cifraclub:
https://m.cifraclub.com.br/natacha-macsan/me-beija/
A letra e a composição é minha mesma, e a produção fonográfica foi feita pelo meu queridissimo amigo e produtor, Márcio Tavares (Clique Aqui para a página no Facebook e Clique Aqui para o perfil no Instagram).
A música está disponível também nas plataformas:
- Spotify (Clique Aqui)
- Deezer (Clique Aqui)
- GooglePlay
- ONErpm
Adicionem às Playlists de vocês, divulguem com os amigos, cantem os karaokê (se cantar, me manda, me marca...eu super quero ver 😁) e me ajudem a alcançar mais pessoas que possam vir a curtir o meu trabalho.
DIVULGAÇÃO
Bom, agora que já falei e mostrei para vocês o meu trabalho, vou contar como tenho divulgado.
Como vocês bem sabem, eu tenho tido uma enorme dificuldade em conseguir os 1.000 inscritos no canal, os 1.000 seguidores no Insta (10% do realmente necessário), as 1.000 curtidas no Facebook. Tem sido realmente um desafio.
Eu divulguei lá nas páginas a música, Inclusive upei a música+karaokê na Página do Facebook e, sim, FLOPOU!
Muito difícil conseguir com que as pessoas se inspirem a te ajudar, que elas repassem...
Mas calma, eu tenho sim pessoas que são muito carinhosas e que sempre - sem exceção - me ajudam. E a eles sou muito grata.
Porém, o alcance demanda um esforço ainda maior.
Parti, então, para o trabalho braçal.
No atual momento, estou mandando DM a todos do meu twitter, que tem sido a plataforma que eu encontro mais acesso às pessoas e que mais permite q eu consiga compartilhar sem "abafar" a minha publicação, como faz o Facebook e o Instagram, por exemplo.
E estou pensando em fazer uma ação mais direta.
Estou pensando em fazer flyers e ir para rua no centro da cidade ou na Zona Sul aqui do Rio de Janeiro para distribuir os flyers e fazer o convite para as pessoas diretamente.
E por que eu quero sair para a ação direta?
Porque eu já tentei - e já contei aqui no blog - patrocinar os conteúdos nas redes sociais e eu achei o resultado muito inexpressivo e impessoal. Você fica sem saber quem são aquelas pessoas que tem acesso, a pessoa clica para ir ao site, mas isso não garante nada: se ela viu, se deixou de ver... Ou seja: você recebe um resultado muito cego.
Na ação direta, eu creio que talvez eu consiga mais resultado. As pessoas tendem a ser mais solícitas pessoalmente. Há um lado ruim: as pessoas podem ser rudes com você, mas sair de casa já sabendo disso também ajuda porque você já se blinda psicologicamente.
E: se for para investir dinheiro, é mais válido investir em algo que você vá ver resultado. Porque o valor que posso colocar para monetizar no Instagram e Facebook não dão alcance suficiente. Sem contar que eles voltaram a cobrar em dólar. Ou seja, se antes eu pagava $1 real, agora está $4,16. Oi seja $1 dólar. E não dá para investir nesse valor (se eu já estava insatisfeita pagando $1, pagar $3,16 a mais para um resultado inexpressivo é que não me anima mesmo).
Só para relembrar, o Ads do Facebook e Instagram cobram por clique. Então, se você coloca $1 e alguém clica, eles cobram de $0,10 a $0.90 centavos. Ou seja, com $1 você alcança 10 pessoas. São consumidores em potencial? Não sei. Não sei quem são. Mas quase nunca consigo novos seguidores e inscritos. Se o objetivo for curtida no Facebook, você ainda vê novas curtidas. Os demais objetivos já deixam a desejar bastante.
Então vou criar panfletos e ir panfletar que é o que me resta.
OUTRAS FORMAS
Há tempos, vinha pensando em criar uma lista de e-mail com os meus contatos e dessa forma enviar as atualizações de conteúdo diretamente as pessoas sem ter que contar com a notificação do YouTube e nem com os Analitycs do Facebook. Seria uma forma de contornar a situação.
Acontece que as pessoas não deixam mais o e-mail disponível nas informações e aí, como faz? Pois é! Ou seja, mais uma boa ideia que não posso aplicar porque não estou sem as ferramentas necessárias (saudades, MSN... No MSN a gente sabia o e-mail de todos mundo).
Meu amigo que é formado em marketing me deu a sugestão de mandar e-mails para as rádios. Achei ótima a ideia. Fui pesquisar e haviam mais de 19.000 rádios aqui no Brasil. Muita coisa. Mas também muitas oportunidades (como ele mesmo me disse). Fui começar a pesquisar as rádios para pegar os e-mails.
Adivinha???
Não tem também!
Eles tem disponibilizado o WhatsApp.
Sério, gente! Whatsapp como ferramenta formal de contato?
Não dá para você exibir de maneira apropriada o seu trabalho. Limita demais a forma como você pode apresentar aos possíveis interessados. Só vai ficar aquela mensagem de apresentação com o link. Muito raso.
O meu amigo mora na Espanha e desde sempre ele me fala sobre a importância dos contatos via e-mail. Mas aqui no Brasil, a falta de formalidade é algo que faz falta. No fim das contas, você só consegue se tiver contato direto com as pessoas do lugar. Tirando isso...
Mas, vou tentar né?
Outra problemática com as rádios nacionais é que é sabido que para a sua música tocar, você tem que pagar uma gorda quantia. (Tem anos que me falaram isso e o valor que me disseram era de $30.000 reais para tocar por um mês. Então vocês imaginam quanto que não deve estar agora. E esse dinheiro eu definitivamente não tenho).
Tem uma rápido aqui no Brasil que tem um quadro de "cover". +90% das músicas que eles tocam cover, são cover e artistas internacionais. Francamente!
É muito, muito difícil, atuar em um país que não só não valoriza a cultura como ainda por cima coloca a cultura de outros lugares acima do seu. Nada contra os locais nem os artistas. Longe disso. Mas eles já tem espaço nos locais deles e nós precisamos de espaço nos nossos locais.
Enfim...
Não tô dizendo isso porque estou me lamuriando. Digo isso apenas para que vocês estejam a par da realidade que os artistas nacionais enfrentam aqui no país.
Porque, de qualquer forma, eu vou enviar para todas essas rádios já que faz parte do meu trabalho divulgar o meu próprio trabalho.
RESULTADOS
Das medidas que tomei, as DM no twiter tem me dado algum retorno. Foram +50 inscritos de ontem para hoje... Após eu enviar 700 DM's. Pois é. Aproximadamente 8% de retorno. Ainda tem o dobro para enviar na lista dos meus seguidores, mas creio que o resultado que vou alcançar seja de uns 8% mesmo... Aproximadamente uns 100 de 1.200 seguidores no twiter.
Depois do twiter, vou mandar via Instagram. Vamos ver se funciona também.
FINALIZANDO
E é isso, meus amores. Se vocês tem alguma sugestão para dar que possa vir a me ajudar na divulgação ou acharam minhas ideias para divulgar boas ou ruins, deixa aí nos comentários.
Amor e luz, galera!
Já me segue lá nas redes sociais?
Natacha:
Tiana Estrela:
Nanakt Produções:
Comentários
Postar um comentário