Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
Sim, já estou soltando a segunda postagem sobre o tema porque já vi que muita gente não sacou direito o motivo por trás das mudança do Instagram de obliterar (ocultar) os Amei e as Visualizações das postagens.
O que as pessoas não pereceram - mas o Instagram percebeu muito bem - é que tem muita gente fazendo muito dinheiro usando a plataforma e o Instagram não está recebendo NADA com isso. São nomes de grandes pesos e que possuem marca própria - quer exemplo: Família Kardashian e suas respectivas marcas - que conseguem dar visibilidade aos seus produtos/imagem sem pagar absolutamente nada por isso. Pelo contrário, só recebem os benefícios das plataformas. Você pode lembrar de muitos nomes de famosos que conseguiram voltar a atuar na mídia com ajuda das redes sociais depois de muito tempo fora das mídias - quer exemplo: Kelly Key.
E o Instagram percebeu isso!
Que tá todo mundo ganhando e fazendo dinheiro sem pagar nada.
Na verdade, só quem acaba impulsionando publicações são os pequenos e médios artistas, pequenos e médios empreendedores; prestadoras de serviços (telefonia móvel, por exemplo). Eventualmente, quando querem fazer uma campanha com finalidade específica de divulgação de material, os grandes artistas impulsionam publicações, mas é raro.
E isso não é suficiente para eles... Principalmente se os nomes de peso conseguem sem nenhum esforço divulgar suas marcas na plataforma Instagram e contar com a boa vontade de milhões de usuários para fazer o serviço de marketing: seja compartilhando em seus Stories, seja fazendo avaliações... Bomba marketeiro grátis para essas pessoas. Uma maravilha!
Mas para o Instagram: nada!
Observando isso, o Instagram pensa que uma das soluções é ocultar os Amei e as Visualizações. Mas era preciso dar um motivo e o motivo deles de nobre não tem nada! Eles não podiam simplesmente dizer que não estão lucrando com a plataforma tanto quanto poderiam a tirar por média o tanto que vem lucrando os grandes nomes. Então, eles contaram essa história que era para combater os transtornos mentais que o uso exagerado da plataforma causa nas pessoas.
E porque eu estou dizendo isso?
É só tirar por base o Facebook que divide o mesmo dono do Instagram, o Zuckerberg.
O Facebook fala para você criar uma Página de Curtir, faz você flodar seus amigos (flodar é encher o saco das pessoas divulgando seu material repetidas vezes), para no fim das contas não entregar suas publicações a quase ninguém. Eu alcancei o número de 400 curtidas na Página mas o Alcance continuou sendo de 15 a 18 pessoas... Ou seja: só 15 a 18 pessoas viram a minha postagem em suas timelines. E é o mesmo alcance de quando eu tinha -200 seguidores. Eu dobrei a quantidade de curtidas na minha página, mas as postagens continuaram no mesmo patamar de Alcance.
Tudo isso porque o Facebook quer que eu Patrocine as publicações. Aliás, tanto o Facebook quanto o Instagram.
Só recentemente, quando o Facebook começou a notar um certo abandono das pessoas no uso da plataforma, migrando para o Instagram e para o Twitter, é que o Facebook começou a atualizar melhorias. Lembrando que o Facebook teve uma queda de número de usuários bem drástica ano passado e, apesar das mais diversas variantes (que vão desde a presença de familiares na rede, tolhindo a atuação do usuário, até o cansaço da plataforma mesmo) a plataforma viu seus números despencarem e passou a elaborar formas de fazer com que as pessoas usem a plataforma. Inclusive, até adotar a mesma medida que o YouTube de monetizar os criadores de conteúdo o Facebook passou a adotar. Tudo isso para atrair mais pessoas para a plataforma.
Mas aí, o Instagram, indo na contramão de tudo isso, oculta os Amei e Visualizações no ápice do uso da plataforma.
Como as redes são instáveis, não dá para prever se isso vai render, nem dá para prever se as pessoas vão migrar para outras plataformas - o Tumblr por exemplo q é uma espécie de Facebook, Twiter, Instagram, YouTube tudo junto - ou se os usuários vão se adaptar às mudanças. Fato é que basta que os grandes Influenciadores migrem para uma nova plataforma para atrair muito mais usuários para lá.
Ou seja, só resta acompanhar as tendências porque de previsível a internet não tem nada!
Agora, dizer que as mudanças do Instagram foram para ajudar na saúde mental das pessoas, isso não foi.
Para piorar tudo, o twitter (usuários, no caso) ainda vibrou com a desgraça (ou pelo menos aquilo que julgaram ser uma desgraça) dos Digital Influencers por terem seus Amei e Visualizações todos ocultados e, por consequência, as perdas dos mimos e vantagens que eles têm no uso da plataforma. Ou seja: não me diga que o Instagram está preocupado com a saúde mental justamente dessas pessoas que ficam felizes com a desgraça alheia, né? Um pouco difícil de acreditar plenamente.
Ah, sim: o Instagram também já disse que está em fase de teste... Tudo isso para voltar ou não a expor o Amei e as Visualizações caso a haja uma debanda da rede social ou se os usuários não se adaptarem. Se não tiver aceitação e perder público, o Amei e as Visualizações voltam, tenham certeza...
E aí o Instagram vai ter que pensar em outro jeito de lucrar tanto com a plataforma quanto tantos Influencers por aí.
É isso, galera...
Amor e luz!
E aí, o que vocês acharam dessa publicação? Deixe a sua opinião nos comentários!
Amor e luz, galera!
Já me segue lá nas redes sociais?
Natacha:
Tiana Estrela:
Nanakt Produções:
Comentários
Postar um comentário