Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
O Instagram já havia anunciado que removeria do layout as curtidas das fotos. Só quem poderá ver agora quantas curtidas uma foto recebeu agora é o próprio usuário.
Eles alegaram que essa medida foi tomada porque muitos usuários estão desenvolvendo transtornos mentais em busca do Like Perfeito!
Mas isso não está longe de ser um fato e vai impactar bastante as pessoas que usam o Instagram para fins profissionais, especialmente os Digital Influencers, ou em bom português, os Influenciadores Digitais.
Estava vendo hoje uma entrevista no GloboNews e ficou claro e evidente que essa é uma medida que a plataforma tomou para forçar os investidores a utilizarem os impulsionamentos de postagens ao invés de recorrer aos perfis que possuem uma gama alta de seguidores e de engajamento em suas redes. O investidor, sem ter acesso ao número de curtidas, fica sem saber se a quantidade de pessoas que seguem aquele perfil é orgânico ou se foi conseguido através de automação.
O que é bem interessante! Porque, como já expressei aqui no blog algumas vezes (clique aqui), a automação era uma das coisas que mais estraga a plataforma, visto que fica um monte de perfil surgindo o seu perfil do nada e se você segue de volta ou posta uma nova foto (ou seja, faz qualquer movimento no seu perfil), o perfil automatizado deixa de seguir. E dessa forma, você vê um monte de perfil que às vezes nem tem uma demanda com um monte de seguidor, maaaaaaas... é principalmente pela quantidade de curtidas nas fotos que você ficava sabendo se aquele perfil conseguiu seguidor de maneira orgânica ou de maneira automatizada. E acho que agora nós já podemos dizer que sabemos o porquê de o Instagram nunca tomar medidas mais efetivas para evitar esse tipo de movimento na plataforma.
De fato, ele vem anunciado também que vai começar a punir usuários que façam esse tipo de coisa. Muitos usuários já tiveram seu acesso à conta ou ficaram impossibilitados de postar fotos ou Stories, seguir e comentar porque eles seguiam muitas contas em um único dia (uma automatização humanitária, digamos assim) e o Instagram acabava os identificando o tal perfil como spammers e, por tal motivo, essas contas tem seus acessos/movimentos suspensos.
Sim, o que mais estraga as plataformas são os usuários e essa é mais uma medida que pune a todos em virtude do mau uso de alguns.
Porém, essa medida não vai só impedir a automação como vai fomentá-la. Porque agora, não vai ser possível mais verificar se o perfil tem um alto grau de seguidores orgânicos ou seguidores automatizados. Outra coisa que vai fomentar é a venda de perfis que possuem alto número de seguidores. Desse ponto de vista, essa medida do Instagram mai atrapalhou do que ajudou.
Só não pensem que isso vai ficar assim, porque é obvio que os Digital Influencers já estão acostumados a se adaptar a essas mudanças bruscas nas plataformas e uma das formas de continuar demonstrando o alto grau de engajamento é fornecer esses dados em suas contas - o que vai sujar o layout - mas vai ser uma forma de manter os investidores interessados. Esses dados ficam disponibilizados nas contas de perfil comercial em que a plataforma dá em detalhes tudo o que aconteceu na sua plataforma conforme está nas imagens abaixo:
Imagens das Informações da minha conta @namacsan |
Eu coloquei os mais relevantes, mas observem como mudam os números de 1 ano no quesito alcance - em ordem decrescente - e impressão. Agora vamos comparar ao número de curtidas:
Imagens das Informações da minha conta @namacsan |
Dá para ver que comparado os números, se esperta eu for, que se eu quiser impressionar alguém eu disponibilizo o alcance da minha conta, afinal, a minha foto com maior número de Impressão (total de vezes que a minha foto foi vista) totaliza 710, sendo que o Alcance (a quantidade de vezes que uma única conta viu a publicação*) foi de 402 e a quantidade de curtidas dessa mesma foto foi de 100.
* Explicando: uma única conta pode ter visto a sua foto mais de uma vez.
A vias de regra, eu mesma poderia dizer que estou sendo injustiçada, já que as pessoas optaram por não curtir a minha foto, correto? Já que alcançou 402 contas e as pessoas não curtiram só porque não quiseram. Então, eu posso usar essa informação a meu favor: Olha só o alcance da minha conta! (claro, meu perfil tem +900 seguidores). Melhor: Olha só as Impressões do eu perfil!
Aliás, isso já é feito por muitas contas só que mostrando os Stories. Muitos perfis disponibilizam a quantidade de views que tiveram em seus Stories como vantagem. Tipo, a conta tem 1mi de seguidor, mas o Stories teve 2mi de impressões: claro, que a pessoa vai disponibilizar isso.
Então, provavelmente deve rumar para essa linha a divulgação dos Digital Influencers daqui para frente: disponibilizar essas informações para comprovar que ainda são Influencers mesmo.
E, por outro, os não-Influencers de jeito nenhum, vão usar a quantidade alta de seguidores para validar às vezes um negócio, um serviço ou a si mesmo como uma conta grande no Instagram e eles não tem obrigação nenhuma de disponibilizar as Informações... O que, convenhamos, pode ajudar bastante nas fraudes! Você compra um perfil com muito seguidor, adapta a seu serviço/negocio, vende o produto e por fim, ao vender o produto fantasma, apenas desfaz a conta. (Isso já existe, mas ficava mais fácil identificar através das curtidas).
Essa é a avalização inicial que estou fazendo sobre as recentes mudanças oferecidas pelo Instagram e muita coisa só poderá ser avaliada com o tempo! E, conforme essas informações forem surgindo, a gente vai comentando de acordo com os assuntos da atualidade, beleza?
E aí, o que vocês acharam dessa publicação? Deixe a sua opinião nos comentários!
Amor e luz, galera!
Já me segue lá nas redes sociais?
Natacha:
Tiana Estrela:
Nanakt Produções:
Comentários
Postar um comentário