Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
Vou dar a resposta de cara: Não!
Não valeu a pena.
Mais uma vez, assim como relatei sobre a Página de Curtir no Facebook, foi uma das piores decisões que eu tomei.
Se no Facebook eu tive supressão das postagens, no Instagram as minhas curtidas caíram consideravelmente. Fiquei muito chateada de verdade. Acabei desmotivada com a plataforma que eu vinha adorando trabalhar em conseguir novos seguidores.
Em menos de um ano, eu consegui mais de 400 seguidores. Ao mudar para perfil comercial, o número começou a empacar.
Mas vamos falar de como funciona.
Funciona assim:
O meu perfil, certamente, é um perfil que está no modo público e meu objetivo é conseguir seguidores em potencial para mostrar não apenas as minhas músicas mas ser capaz de impulsionar as minhas outras plataformas.
Eu vinha fazendo postagens constantes e consegui, a muito custo, esses 400 seguidores (depois farei uma publicação falando dos problemas substanciais que atrapalham bastante o uso da plataforma).
Fizeram atualizações no Instagram e eu recebi do app a mensagem me sugerindo alternar o perfil de conta pessoal para conta comercial e avisaram que para isso era preciso ter uma Pagina de Curtir no Facebook. Dessa forma seria possível impulsionar as publicações, assim como se faz no Facebok. Já fiquei levemente escaldada por causa da má experiência com a Página de Curtir. Mas decidi levar além por causa dos bons resultados obtidos e com o intuito de impulsionar principalmente os vídeos curtinhos que eu posto.
Foi aí que eu fiz uma grande cagada.
Mais uma vez, a intenção deles é te fazer gastar dinheiro mesmo.
A minha intenção era apenas impulsionar os vídeos, mas o meu Instagram não é feito só de vídeos... A grande maioria dos meus conteúdos são as minhas fotos mesmo.
Pois bem....
Após eu ter feito isso, a quantidade de curtidas nas fotos que eu conseguia facilmente só com as hashtags caiu drasticamente assim como a quantidade de seguidores que eu conseguia também.
Foi realmente decepcionante!!!
Decidi voltar ao perfil pessoal e ainda assim não consegui recuperar o gás que tinha conseguido antes. A interação caiu bastante.
Aí... vocês não sabem da pior... mas para escrever essa postagem, voltei a trocar o perfil para modo comercial porque quis checar algumas coisas. Fui postar uma foto e esqueci que estava comercial...
*Eu tenho que passar mais uma informação: quando você muda seu perfil para perfil comercial, as fotos que você pode compartilhar no Facebook vão ser publicadas na sua Página de Curtir, e não no seu perfil pessoal. Isso foi para mim um grande transtorno também, porque eles não te dão a opção de compartilhar no perfil pessoal e não é toda foto que eu quero na Página de Curtir... Só aquelas que estão mais voltadas para o meu trabalho mesmo.*
Voltando...
... fui postar a foto, tava em modo perfil comercial, encho a foto de hashtag e consigo míseras 35 curtidas...
Em uma foto linda!!! Que raiva!!!
Voltei imediatamente para perfil pessoal.
Fui postar uma outra foto linda hoje... Foi pior ainda: 15 curtidas.
Eu vou explicar a minha indignação.
É porque quando eu posto com as hashtags, eu bato a marca de 20 a 30 curtidas instantaneamente. E o que eu acho mais legal: só de gente desconhecida e estrangeira porque eu coloco hashtags dos outros países. As demais curtidas vão ser dos meus seguidores... Grande maioria os meus amigos.
Eu tenho atualmente 846 seguidores... A foto que eu mais tenho curtida é uma em que eu tô com roupa de academia. E quando a gente está com roupa de academia já lança hashtag fitness, né? E vocês sabem como é o fluxo da galera fitness no Instagram: o fluxo é alto. Então já bati a marca de 139 curtidas em uma foto. Em média estava conseguindo de 50 a 90 curtidas, com picos para mais ou para menos.
Porque mudei para perfil comercial, esse numero caiu para 10 a 50 em média. Porque voltei para pessoal. Porque voltei para a pessoal, ficou na faixa de 20 a 50 curtidas.
Eles me puniram porque eu voltei para perfil pessoal... Eu puni tambem... fiquei sem usar a plataforma um tempo e assim, só assim, subiu um pouco as minhas curtidas. Mas nunca voltou a ser como era antes.
Agora vamos ao dilema. Quando eu impulsonei - e eu pretendo fazer um post só sobre os resultados - eu obtive uma boa quantidade de views e curtidas.
Num vídeo foram 2.500 views e 377 curtidas. Ao meu ver um número razoável. Vou tratar dessa questão depois, mas não obtive resultado tão satisfatório no segundo impulsionamento. (Vou falar disso).
E ai eles te dão também a opção de criar um perfil exclusivamente comercial. Mas pô, cara, dá muito trabalho conseguir seguidor. Sério mesmo. Porque essa vontade tem que sair da pessoa e não de você, saca? Não é como no Facebook que você adiciona e constrange a pessoa a te aceitar... A pessoa tem que querer te seguir e isso não ocorre sempre.
Outra coisa é que para você, por exemplo, direcionar alguém que está no stories para um link que você tem que ter no mínimo 10k de seguidores...
Eu ainda nem bati 10% da meta... Imagina começar do zero.
Pior, ficar trabalhando com as duas plataformas em paralelo. Uma já dá trabalho, porque tem que editar foto tudo direitinho e tal... Ai ter que criar conteúdos diferentes para postar... Alguém vai sofrer aí: uma delas ia acabar abandonada.
Enfim... Esse é o grande dilema e eu ainda não tomei uma decisão ainda. Quando eu penso em fazer um perfil comercial, me dá uma preguiça...
E o nome gente? Que nome que eu vou me dar se eu já tinha estilizado um único nickname para todas as plataformas???
Vocês estão entendendo como uma coisa assim é prejudicial a beça? Como um detalhe acaba afetando toda uma logística?
Super complicado isso.
E se já é difícil gerenciar um perfil, imagina mais outro e mais outro e mais outro.
Eu já sei formas de otimizar o uso do Instagram, vou criar a postagem em breve, mas essas questões aliadas a outras que também atrapalham bastante foram um complicador nesse momento.
É importante salientar aqui que se eu já tivesse esse número de 10k de seguidor, talvez fosse interessante sim o perfil comercial. Mas como eu ainda estou levantando esse número e não estou podendo pagar o alto valor de impulsionar publicação (porque tem isso: é ainda mais caro que no Facebook) eu achei que não valeu a pena. Realmente não valeu.
Bom, galera, é isso.
Eu vou fazer a continuação desse tema nos próximos dias, ok?
E vocês? A experiência de vocês foi boa? Há alguma informação que vocês queiram me passar? Adoraria saber delas.
Qualquer coisa me mandem e-mail para natachamacsan@yahoo.com
Ou vocês podem me encontrar nas redes sociais.
Insta/Snap/Twitter: namacsan
www.facebook.com/NatachaMacsan
www.youtube.com/natachamacsan
Nota: estou levemente desconfiada que estou sendo monitorada. Se for esse caso:
Hello... Talk to me, bebê!
Amor e luz, galera!
Comentários
Postar um comentário