Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
No post de ontem eu falei da minha experiência e relatei os problemas que encontrei ao criar uma Página de Curtir no Facebook. Relatei em detalhes as minhas impressões pessoais a respeito de todo o processo assim como dei dicas para quem pretende criar uma Página de Curtir.
Temos que ter em mente, que o mais importante para a gente, que está investindo principalmente em uma carreira artística, é observar as barreiras e estudar maneiras inteligentes para reverter a situação.
Para isso, é importante que a gente fique sempre antenado e procure não apenas fontes de pessoas que sabidamente alcançaram objetivos sólidos mas também observe como a galera em geral, que usam as plataformas com a mesma finalidade que a sua, tem feito com relação a esses impasses.
Então hoje eu vou falar maneiras de usar a plataforma a seu favor através das pesquisas que venho fazendo para descobrir como otimizar o uso de todas as ferramentas que tenho a minha disposição.
DIVULGANDO SEU CANAL NO YOUTUBE NO FACEBOOK:
O Facebook, de acordo com as dicas do próprios sistemas, tende a potencializar os views de fotos e vídeos. Principalmente vídeos upados na própria plataforma Facebook.
Mas aí vamos ao problema relatado no post de ontem: eu quero que as pessoas vejam o vídeo na minha página do YouTube porque é lá a plataforma que eu pretendo expandir e quero que cresça e aumente o público do meu canal. (Em breve farei um post falando sobre o YouTube).
Uma boa dica para conseguir isso é fazer um teaser, uma espécie de comercial, uma versão mais curta do seu vídeo, onde o que as pessoas vão ver no Facebook é apenas uma prévia. Nesse teaser, ao invés de ter o conteúdo completo, só vai ter um trecho e você vai direcionar, vai provocar (significado da palavra teaser em inglês) as pessoas à irem ao seu canal para assistir o seu vídeo. Eu tenho visto muita gente fazendo isso e dá certo. Eu mesma sempre clico para ver o conteúdo completo. E, bem, se eu mesma clico, acredito que mais pessoas cliquem também.
Mas atenção: não coloque o link da descrição do vídeo. Dessa forma, o Facebook não identifica que você está direcionando as pessoas para uma outra plataforma e não suprime tanto a sua publicação.
Aproveite e faça um teaser para postar tanto no Facebook quanto no Instagram, pois o Instagram só permite que sejam upados vídeos de até 1 minuto e 1 minuto é um tempo muito curto para mostrar um trecho de música por exemplo. Então aproveite que você tem que fazer um teaser para uma das plataformas e já usa para mais essa finalidade.Clique aqui para ver o teaser que fiz no Instagram da última música que upei no YouTube.
Feito isso, carregue o seu teaser no Facebook e consiga divulgar o seu canal do Youtube também pelo Facebook.
FAZER LIVE NO FACEBOOK
Outra forma interessante de utilizar o Facebook é fazer live. Todas as plataformas de redes sociais tendem a potencializar o grau da divulgação dessa ferramenta que eles disponibilizam.
Uma dica legal que eu aprendi no minicurso 10 dias para bombar no Internet do #DaGaveta oferecido gratuitamente (clique aqui) é você fazer uma divulgação antes de fazer live. Dessa forma, as pessoas não são pegas de surpresa diante da sua live e, sendo assim, podem se programar para te acompanhar durante essa programação que você quer oferecer. Crie um banner digital bem bacana usando aplicativos especializados nisso e divulgue entre seus amigos. Os app que eu uso são: Canva e Flyer Maker (ambos com várias interfaces bem bacanas... o Flyer Maker ainda disponibiliza a arte em HD); e uso ainda editores de fotos como Photoshop Express, o InShot (que também é editor de vídeo) e o Fotor.
Feito o banner digital, além de divulgar no Facebook, divulgue também no Storie do Instagram, no Moments do Facebook e no Status do WhatsApp... com certeza vai alcançar uma boa galera do seu círculo social.
Prepare tudo com antecedência:
- Faça antes do Live Público, um Live no MODO PRIVADO para ver se a imagem e o som estão saindo bons para o público. Quando você fizer o teste, é possível ver o Live em Modo Privado ainda na timeline do seu perfil... Não deixe de prestar atenção aos detalhes: se a luz está boa, a make te favorece... coisas desse tipo. Além de, é claro, verificar se som e imagem estão saindo dentro do esperado e de forma que seu público te veja e ouça bem.
- Prepare seu repertório/performance com antecedência. Uma das coisas que mais irrita o público é gente que fica enrolando para chegar na parte que realmente interessa. Então, se você enrolar muito, a pessoa que está ali, esperando para ver o que você vai apresentar, pode perder a paciência e acabar saindo da sua live. Eu tiro essa média por mim: se enrolar muito, eu saio. Tenho mais o que fazer. E se eu penso assim a respeito do trabalho dos outros, não posso ser negligente e achar que não vão pensar isso a respeito do meu trabalho. Então seja o mais objetivo possível.
- Programe Início e Fim de apresentação. Assim o seu público não fica perdido quanto ao tempo de duração da atração que você está oferecendo e daí acaba sendo mais provável que eles, podendo te acompanhar (se eles não estiverem trabalhando ou na rua), te acompanhem. Afinal, e por que não?
- Escolha horários em que as pessoas estejam em casa. Não adianta nada fazer uma Live dia de semana às 15h da tarde se a maioria das pessoas está trabalhando nesse horário. Agora, se você trabalha com o público infantil, por exemplo, já fica interessante você fazer no horário da manhã e da tarde... os pais vão até gostar de uma atração entretendo os filhos deles (pai e mãe adoram uma folguinha).
- Faça com regularidade, dessa forma quem não viu hoje, pode ver na semana que vêm e assim por diante.... as pessoas, gostando do seu trabalho vão passar a te acompanhar com mais regularidade, além, é claro, que você deve sempre valorizar a divulgação boca a boca: que é quando as pessoas divulgam seu trabalho com amigos próximos e aí esses amigos de amigos acabam virando admiradores da sua arte também.
CRIE UM GRUPO A PARTIR DA PÁGINA DE CURTIR
Vou repetir o que eu já disse ontem nas Dicas.
Crie um grupo com pessoas que realmente curtem seu trabalho. Como disse no post de ontem, não se preocupe em ter um grupo cheio de gente que não interage e sim com pessoas que podem contribuir positivamente com o seu trabalho sugerindo, inclusive, conteúdos a serem trabalhados. Até porque vai ter uma hora que seu estoque de repertório vai acabar e você pode ficar estafado por ter que criar conteúdo novo constantemente. E quem pode te ajudar nessas situações são justamente os seus apoiadores. Conte com eles para isso e lembre que eles são os principais propulsores da sua arte. Provavelmente serão essas as pessoas que vão mostrar seus trabalhos às outras pessoas. Canso de saber que amigos meus que mostraram minhas músicas para alguém e depois eu conheço essa pessoa que já chega elogiando meu trabalho e isso é muito legal. Então crie um grupo com pessoas realmente interessadas no seu trabalho. Pessoas que só acompanham esporadicamente já estarão no seu perfil pessoal e curtindo a sua página. Crie um grupo voltado para o público que é voltado para você também.
NÃO FOQUE EM CURTIDAS, NEM EM RESULTADOS IMEDIATISTAS
Foque em fazer a sua parte. Se você ficar olhando que seu vídeo não tem views, sua postagem não tem curtidas, você vai ficar desmotivado e vai acabar não produzindo a sua arte. Então foque apenas em fazer que aos poucos você vai conseguindo o que você quer. De grão em grão a galinha enche o papo, a praia é feita de milhões de partículas individuais de grãos de areia e é assim que as coisas são. Fique sempre feliz em conseguir essa uma pessoa que te acompanha e se você já tem uma pessoa te acompanhando, você já tem um público para trabalhar. Quem aborda esse tema muito bem é a Camila Porto* que ainda por cima relata que nem sempre o número de baixas curtidas implica necessariamente que o seu link não está sendo clicado ou que seu material não esteja sendo visto. A gente tira uma média até pelo que relatei ontem: de que nada é o que parece e isso vale tanto do ponto de vista negativo: o Facebook fazendo o repasse de dados inconclusivos, ou baixa interação nas postagens; quanto do ponto de vista positivo: de que as pessoas podem sim estar te lendo e muitas das vezes vão lá, leem seu pedido para se inscreverem no seu canal, ou clicarem no seu blog, por exemplo, mas nem por isso elas curtiram ou comentaram na sua postagem. Eu lembro que na última campanha que fiz pedindo às pessoas que se inscrevessem no meu canal, eu não tive quase curtida, mas em compensação, uma galera foi lá e se inscreveu, mesmo não tendo curtido nem comentado nada. Tem gente que é assim... eu os chamo de apoiadores na moita. Parece que mó galera não curte nem nada, mas eles estão sim valorizando seu trabalho e é por eles que tudo isso importa. Ou seja: como não dá para saber, faça apenas a sua parte com tranquilidadee o que tiver que ser vai ser.
Até porque, pode até ser que não vingue e tudo mais... mas se você não fizer nada, aí não vai vingar com certeza.
*A Camila Porto tem vários compilados de vídeos com dicas super bacanas para usar a plataforma Facebook. Ela é autora do livro "Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo” e, apesar de ela vender um curso sobre isso, ela também dá essas diquinhas preciosas em sua página de curtir. Para ter acesso a esse conteúdo, clique aqui.
SEJA PROFISSIONAL O TEMPO TODO
Tenha em mente sempre um detalhe importante: você pode ainda não ser profissional, mas se comporte como um!!!!
Essa é uma postura que inspira nos outros confiança no seu trabalho. Se você fica fazendo propositadamente umas paradas mal feitas, desleixadas, o seu público vai ver que você não leva aquilo a sério e que provavelmente para você aquilo é apenas um passatempo. Então, se essa não é a sua intenção, aja como um profissional! Esse é seu trabalho, leve-o a sério. Faça uma reflexão sobre o assunto no post Observações, porque é muito importante sempre pensar em como nosso trabalho reflete nas outras pessoas a nosso redor.
Bom galera, é isso!
Gostaria de falar algo muito importante que é:
Tudo isso que eu venho compartilhando e as dicas que eu venho dando são a respeito das coisas que descobri e estou compartilhando para quem interessar for. Mas existe algo mais importante ainda...
Essa é uma forma de eu reforçar para mim mesma a colocar em prática todas essas coisas que eu falei.
Aqui é o meu diário e, portanto, estou ainda na fase da construção da minha carreira e essa é uma estrada bem longa que, como já relatei aqui, venho galgando a passos lentos. E sim, já titubiei várias vezes, mas nunca desisti por completo. Então, mais do que dizer aos outros, digo tudo isso para mim também.
Aliás, enquanto eu escrevia essa publicação, eu fui testando e botando em prática tudo isso que eu falei, rs.
Aliás, enquanto eu escrevia essa publicação, eu fui testando e botando em prática tudo isso que eu falei, rs.
Se você tiver alguma ideia, sugestão ou qualquer outra informação que possa ajudar na construção não só do blog, mas a mim também, elas serão sempre bem vindas.
Qualquer coisa me mandem um e-mail para natachamacsan@yahoo.com ou deixem nos comentários.
Podem me seguir nas redes sociais:
Instagram, twitter e sap: namacsan
Amor e luz, galera.
Comentários
Postar um comentário