Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês a minha percepção com relação à Página de Curtir do Facebook e discutir se realmente vale a pena para um artista, ou seja, uma pessoa que está apenas interessada em divulgar o seu trabalho artístico e não um produto especificamente, criar uma Página de Curtir no Facebook.
A minha experiência com isso foi decepcionante. Tudo começa pelo início mesmo. Assim que eu criei a página, o Facebook me lançou o desafio de alcançar 100 curtidas para que eu passasse para o próximo “nível”... Que era alcançar 200 curtidas.
Eu fui com calma e cautela porque tinha acabado de criar a página, sem altas expectativas… mas, para minha surpresa, consegui bater a meta em menos de um dia.
Noooooooossa… eu fiquei feliz demais.
Aí já lancei aquele post de agradecimento a todas as pessoas do meu face que curtiram e fiquei super feliz com a moral que me deram e tudo mais…
Enfim…. Aquele mico que a gente não sabe que tá passando mas adora passar.
Tá, depois pensei que alcançar os 200 e alcançar o segundo objetivo proposto pelo próprio FB seria um pouco mais difícil simplesmente porque a maioria que curtiria provavelmente já teria curtido mesmo.
O que eu não achei é que seria de uma discrepância tão berrante.
Para eu alcançar as 200 curtidas levou muito tempo e hoje, mesmo após 4 anos de Página de Curtir, eu tenho 211 curtidas. Ou seja, uma queda impressionante e um retorno mínimo.
Só que eu recebi um bônus de presente após a criação da página: eu ainda tive que testemunhar as postagens do meu perfil terem as interações reduzidas drasticamente. Se antes eu tinha de 20 a 40 curtidas e alguns comentários por publicação, depois de criar a Página eu passei a ter uma média de 0 (sim, zero) a 8 curtidas por postagens. Isso porque o Facebook passa a suprimir as suas publicações depois que você cria uma página porque ele acredita que você está divulgando também algum tipo de produto pelo seu perfil e a partir do momento que você cria uma página você assinou um tratado com o capeta. E é aquilo: o que o diabo te dá com uma colher, ele te tira com uma concha.
E existe uma mensagem muito forte do Facebook aí que é a seguinte: “Tá vendo… se a gente quiser que você seja visto, a gente faz isso… se a gente não quiser, ninguém te vê”. Porque no fim das contas, para que a gente tenha alcance é necessário visibilidade. E como faz isso se as nossas postagens não aparecem na timeline das pessoas?
Como funciona o sistema de visualização no Facebook: você já deve ter percebido que nem a sua foto de perfil tem a quantidade de curtidas igual à quantidade de amigos, certo? O Facebook te dá visibilidade numa média de aproximadamente 10% da sua lista de amigos… Quando você cria uma Página de Curtir, essa visibilidade cai para aproximadamente 3% e vai ser por isso que ninguém mais vai curtir ou comentar nada seu: simplesmente porque as pessoas não estão vendo as suas publicações. Conte ainda que esses 3% podem se tratar justamente daquelas pessoas que geralmente não interagem muito nas postagens do Facebook. Ou seja, suas postagens vão ficar ali, invisíveis - ou pelo menos é isso que vai parecer - para o mundo. Infelizmente! Existem as postagens com maior alcance e são geralmente a mudança de status. Muda o status para relacionamento sério para você ver quanta gente vai interagir.
Por isso eu concluí que de todas as merdas que eu já fiz, essa foi a pior delas. E foi, de longe, a experiência mais decepcionante.
Agora vamos falar do motivo: o Facebook quer que você use integralmente a plataforma e pague para impulsionar as suas publicações. Você pode investir no mínimo $15 e no máximo milhões - se você tiver esse dinheiro pra gastar. E como ele quer que você pague para impulsionar (já que isso gera lucro para eles, os criadores do facebook), o facebook acaba suprimindo todas as suas publicações, seja qual for a origem, Página ou Perfil. E, olha, isso atrapalha bastante. Para piorar, porque sim, ainda piora, o Facebook te dá uma falsa sensação de que você está recebendo visibilidade quando na verdade você não está.
Vou dar um exemplo:
A minha intenção com a Página de Curtir era divulgar o meu canal no YouTube que antes, inclusive, incorporava diretamente na tela do Facebook. Como vocês já devem ter notado isso não acontece mais… você pode compartilhar o link, mas ao clicar, você será direcionado para a página do YouTube. Então, a publicação acaba perdendo o teor chamativo para a sua postagem. Mas aí tá, vida que segue. Aí eu peguei, editei o vídeo, tô pronta para divulgar pelo YouTube mesmo, tento impulsionar a publicação mas tive o pedido negado pelo Facebook porque eles alegam que não pode haver nesse link que você vai compartilhar nenhuma menção ao Facebook, seja por links na descrição do vídeo e nem se tiver mencionado Facebook, face ou FB na descrição do vídeo/postagem.
Vocês acreditam? Pois é, acreditem. Tá… vida que segue!
Fui e carreguei o vídeo no Facebook mesmo. Paguei para impulsionar a publicação - que é exatamente o que eles querem, que você use integralmente a plataforma do facebook e pague por isso - e não obtive resultado real nenhum!!! Eles inclusive marcam que você teve 6 mil views, mas na verdade foram menos de 1.000 views por no mínimo 3 segundos como vocês podem ver nos resultados detalhados fornecidos pela plataforma.
Vocês acreditam? Pois é, acreditem. Tá… vida que segue!
Fui e carreguei o vídeo no Facebook mesmo. Paguei para impulsionar a publicação - que é exatamente o que eles querem, que você use integralmente a plataforma do facebook e pague por isso - e não obtive resultado real nenhum!!! Eles inclusive marcam que você teve 6 mil views, mas na verdade foram menos de 1.000 views por no mínimo 3 segundos como vocês podem ver nos resultados detalhados fornecidos pela plataforma.
Como vocês podem perceber, o número de pessoas alcançadas é um... o número de alcance é outro e a quantidade de visualizações é outro ainda pior. E existem mais dados relevantes aqui: recebeu apenas 7 curtidas; a quantidade de visualização mostrada às demais pessoas é de 1.400 visualizações, número esse que não bate com nenhum dos dados do relatório, ou seja: de onde saiu esse número?... uma confusão total!!!!
E, pow, pessoas que viram por pelo menos 3 segundos??? 3 segundos não é nada!!! 3 segundos não é dado relevante para mim. Para que eu pudesse ao menos contabilizar a receptividade do público, ou seja, se as pessoas gostaram ou não da minha música, eles tinham que me dar uma métrica de qual foi a média de minutos vistos e quantas pessoas viram o vídeo completo. Aí sim eu tenho uma fonte de dados para trabalhar em cima e ver no que posso ter acertado e errado. Mas 3 segundos???
Olha que resultado confuso, irreal e fake - porque é mó fake - que eles te dão. Para quem vê de fora acha que você está cheio de views. Mas você não está e os poucos views substanciais provavelmente são ainda menores porque não dá para tirar média de quem viu mais de 3 seg. Um espirro leva isso, ou seja… se a pessoa parou de usar o celular naquele instante ou se distraiu com com alguma coisa e tava começando a rodar o vídeo já deu esses 3 segundos.
Moral da história: é uma falsa sensação de visibilidade. E para quem está trabalhando com construção da imagem isso é mais prejudicial do que benéfico. A última coisa que você precisa é de um ego inflado para mostrar pros outros. Você precisa trabalhar com o que tem… e não com o que não tem, com o ilusório, o enganoso.
Porém - há um porém - é obrigatório ter uma Página de Curtir no seu currículo de redes sociais. Isso porque acaba sendo uma das fontes primárias de quando alguém vai procurar o seu trabalho. Por exemplo: se um amigo seu quer mostrar para alguém o seu trabalho, a forma mais prática de achar vai ser através do seu Facebook. Foi assim, inclusive, que eu descobri que a minha página de curtir está invisibilizada na pesquisa do facebook: uma amiga me alertou o problema ao tentar pesquisar a página para mostrar para alguém e não conseguiu achar minha página. Olha só que situação mais prejudicial. Talvez isso tenha acontecido porque eu não publicava há um tempo na Página, mas ainda assim era para eles mostrarem minha página, especialmente se alguém está procurando especificamente por ela. E, por conta disso, minha amiga me sugeriu colocar o direcionamento da página na minha descrição do perfil que foi o que eu fiz. Então, quem quiser achar a minha página basta abrir meu perfil que vai achar mais facilmente apenas me procurando na lista de amigos. Fica a dica para você também: inserir a sua Pagina de Curtir na Bio do Facebook.
Então acaba sendo isso mesmo: a Pagina de Curtir acaba sendo a fonte primária de acesso ao seu trabalho, especialmente entre os seus amigos (seus primeiros apreciadores da sua arte, queiram eles ou não) e por isso é importante ter e manter sempre atualizada.
MUITO IMPORTANTE: Se você está vendendo produtos e serviços, ter uma Página de Curtir que você possa impulsionar as publicações já é interessante porque traz retorno financeiro. Visto que se alguém compra seu produto, o dinheiro investido em propaganda gera LUCRO. E nesse ponto há uma grande vantagem.
Maaaassss, já para um artista autônomo, não há um retorno substancial de dinheiro. Até mesmo porque eu, no caso falo por mim, até o momento só gastei e não tive retorno adequado e compatível com o investido. Então gastar ainda mais dinheiro é complicado. Porque R$15 no Facebook, R$30 no Instagram (depois farei uma postagem falando do Insta) e tudo isso por semana, que é o prazo que você tem com esse valor, não dá né?! Vamos combinar… ainda mais sabendo dessa falcatrua deles. Eles sequer direcionam para o público alvo correto, que é a grande mentira que eles te contam para te convencer a impulsionar publicação, e ainda por cima te dão um relatório propositalmente incompleto… porque se eles quisessem eles te passariam todos os dados detalhadamente. Se eles não te passam é porque simplesmente não querem. Isso sem contar que o meu objetivo no momento é conquistar um público sólido, ou seja, eu ainda não estou vendendo a minha arte, só estou tentando mostrá-la ao mundo, estou na fase da Divulgação. Esse é o meu intuito no momento e impulsionar publicação de maneira assídua acaba não sendo algo do meu interesse nesse momento e nem me traz o retorno esperado... logo, não foi a melhor das experiências e também não alcançou a nenhuma das minhas expectativas.
Bom, dito isso, agora eu vou dar as dicas para você que está pensando em fazer uma página de curtir no Facebook que eu gostaria muito que tivessem me dado e me aconselhado a respeito.
Dica #1: Crie um outro perfil de Facebook e adicione todos os seus amigos do perfil original lá e só depois crie a sua Página de Curtir com esse segundo perfil. Isso vai garantir que seu perfil antigo não perca visibilidade e que você possa continuar postando conteúdos sem ser prejudicado pelo intencional supressão de postagens.
Dica #2: aproveite esse novo perfil para servir também como pasta organizada. Deixe o perfil original para as gandaias da vida (publicações sobre política, as marcações em fotos, eventos etc) e esse segundo perfil apenas para postagens que digam respeito ao seu trabalho. Um perfil mais profissional aliado a sua página de curtir passa um ar de seriedade. Escolha as melhores fotos, publique coisas interessantes de outras pessoas relacionadas ao seu trabalho e divulgue também o seu material.
Agora as dicas de coisas que eu ainda não fiz até porque são ferramentas inseridas recentemente.
Dica #3: Crie um Grupo para alinhar à Página de Curtir. Neste grupo, não saia colocando todas as pessoas que você conhece. Tenha como objetivo criar um nicho de pessoas que estejam realmente interessadas no seu trabalho. Quantidade não é qualidade. De que adianta ter um grupo com 100 mil pessoas se não há interação nem o interesse dessas pessoas? É muito mais válido você ter 10 interessados, que gostam mesmo do seu trabalho e vão contribuir de maneira positiva, participando e compartilhando, do que muitos membros mas membros inativos. Lembrando que trabalhar com fantasia - só uma perspectiva fake das coisas - só serve para te iludir. Porque as pessoas mais conhecedoras do assunto logo vão perceber que há algo de errado e se você precisa fazer esse tipo de manobra, significa que você não se garante no seu trabalho e isso não é bom. Deixe o grupo com visibilidade aberta e quem quiser entrar e compartilhar as suas publicações será sempre bem vindo.
Dica #5 e a mais importante: tenha cuidado ao ficar chateado com as pessoas porque elas não estão dando moral ao seu trabalho. Eu vejo isso acontecer muito. A galera fica pagando uma geral, dizendo que ninguém ajuda, que as pessoas deveriam ajudar o artista que tá no início, mas essas mesmas pessoas não fazem isso também. Digo por experiência própria. Já cansei de compartilhar conteúdo de gente que conheço há pouco ou há muito tempo e essas pessoas nunca, em momento nenhum, retornaram o favor. Em contrapartida, já observei que muitas das pessoas que nem interagem nas minhas publicações estão lá se inscrevendo no meu canal do YouTube, lendo minhas postagens e comentando comigo pessoalmente…. Ou seja: não dá para adivinhar quem está ou não te acompanhando de perto e nem se pode - nem se deve - cobrar isso das pessoas. Cada um tem seu próprio interesse e está tudo bem a pessoa não se interessar pelo seu trabalho. Afinal, tire como medida você mesmo: você dá moral ao trabalho de todas pessoas? Interage nas publicações? A resposta é: mesmo se vc quisesse não seria viável, porque não existem horas suficientes em um dia para isso. Então não exija dos outros algo que você mesmo não é capaz de oferecer. Fique feliz e grato por quem te apoia e nunca deixe de retornar a moral dada sempre que possível.
É isso galera.
Espero que tenham gostado da postagem. Se vocês concordam ou discordam é só deixar sua opinião no comentário, vamos falar a respeito e se você quiser entrar em contato mande um email para natachamacsan@yahoo.com que eu ficarei feliz em retornar.
Segue lá nas redes sociais também... só clicar em cima que você será redirecionado (menos snap):
Insta: @namacsan
Twitter: @namacsan
Snap: namacsan
Facebook: www.facebook.com/CurtirNatacha
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xoLwqXKPs0E
(link direcionando à ultima música que postei)
Segue lá nas redes sociais também... só clicar em cima que você será redirecionado (menos snap):
Insta: @namacsan
Twitter: @namacsan
Snap: namacsan
Facebook: www.facebook.com/CurtirNatacha
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xoLwqXKPs0E
(link direcionando à ultima música que postei)
Amor e luz, galera.
Comentários
Postar um comentário