Sexquenta... Hoje, sexta-feira, tivemos o SEXQUENTA lá na Rádio da Natacha com 2 horas das melhores músicas do cenário nacional dos anos 80~2000. A live foi bem agitada e, como sempre, é um deleite estar com vocês. Ah, essa semana ganhamos novos inscritos na Twich, no Kick e no Youtube. Confira a Rádio da Natacha e tenham todos um excelente final de semana:
Hoje vou contar e falar um pouco sobre 5 livros que mudaram a minha vida, em que sentido mudaram a minha vida e porquê eles mudaram a minha vida.
Vamos lá:
1- Bíblia
De longe a literatura que mais tem influência na minha vida e que eu mais levo sua sabedoria nos aspectos da minha vida. Eu ainda não terminei de ler a Bíblia, mas já li vários de seus livros e posso dizer que é brutal a diferença de convivência entre pessoas que leram a bíblia e aquelas que não leram. Infelizmente é um livro muito negligenciado e até estigmatizado em virtude do mau uso que fazem das suas possíveis interpretações. Para se ler a Bíblia é preciso ter sensibilidade, é preciso conhecer o contexto e interpretá-la com a pureza dos olhos de uma criança.
É a primeira literatura a que tive acesso na minha vida e é, de longe, a que mais me influencia e a que mais me transforma ainda hoje.
Importante, também, ressaltar, que muitos dos livros de autoajuda e afins são pautados e baseados na Bíblia. "O Segredo" é um deles. Vou dedicar um post apenas para discutir isso... Já é algo que eu queria fazer eventualmente, então farei em breve. Fica a promessa.
2- "Como fazer amigos e Influenciar pessoas" - Dale Carnegie
Esse livro meu pai me deu quando eu tinha 11 anos. Aparentemente, como me contaram depois os meus pais, a direção da escola alegava que eu tinha muitos problemas de relacionamento interpessoal.
Diante da situação, meu pai me deu esse livro e eu li.
Me mudou de fato. Me fez ver que cometemos pequenos erros no trato com o outro é que esses erros de fato interferem no nosso relacionamento com eles. Eu me tornei uma pessoa mais empática, mais educada e mais solicita.
O Leandro Karnal, famoso historiador, faz uma crítica ao autor do livro alegando que o homem que escreveu o best-seller "Como fazer amigos e influenciar pessoas" ironicamente morreu sozinho. Achei um pouco rude essa colocação especialmente por que foi um livro de grande impacto na minha vida... Eu realmente mudei.
As sínteses dos capítulos do livro circulam constantemente na internet, mas, infelizmente, as pessoas não colocam a fonte dos textos e isso acaba desvalorizando o autor e faz com que a sua obra acabe se perdendo.
Aposto que você já cansou de ler as palavras do Carnegie em algum lugar:
Aposto que em algum momento você já se deparou com algumas dessas sabedorias. É muito usado também em palestras motivacionais de empresas.
Depois que você ler esse livro, você vai descobrir que muitas filmes e séries o citam principalmente por um personagem bem sucedido da trama.
Aparentemente é leitura obrigatória para quem quer ter sucesso nas coisas que faz e nos relacionamentos interpessoais... Seja amizade, relacionamento profissional ou até amoroso.
É um livro que vai te contemplar em vários aspectos da sua vida.
Se todas as pessoas lessem esse livro, certamente viveríamos em um mundo melhor!
Fica aqui a minha recomendação.
Está saindo baratinho na internet.
Aproveitem! Aproveitem porque pode ser que o livro volte à moda e vai ficar caro!
3- "Como passar em provas e concursos" - William Douglas
Esse livro é outro livro marcante na minha vida. Eu peguei esse livro para ler porque eu tinha simplesmente desistido de tudo!
E quando a gente desiste de tudo, a gente vai prestar concurso. (A menos, é claro, que seus objetivos envolvam passar em um concurso).
Quando eu comecei a ler esse livro eu estava muito triste porque ia ter que abrir dos meus mais profundos anseios. Eu sempre quis trabalhar com música e como eu já sei bem até pela experiência, o retorno não é imediato. Especialmente no início: é um início penoso porque o retorno financeiro vem a passos lentos enquanto que o investimento bate pico na bolsa de Nova York.
Então, fui ler o livro que me ajudaria a ter um emprego estável e que me tirasse da tormenta das exigências parentais de "ser alguém na vida".
Mas eis que estou lendo e...
Bendito William Douglas!
Disse tudo que eu precisava ouvir naquele momento!!! (Ouvir mentalmente no caso... Porque eu estava lendo, né?)
Ele disse que eu precisava querer fazer aquilo... Que se não fosse do meu querer, se eu não quisesse muito fazer aquilo, seria um esforço inútil! Que a gente precisa correr atrás dos nossos sonhos.
E, gente, cada um tem um sonho. O sonho de muita gente é só ter um emprego estável que lhe proporcione férias em que a pessoa possa viajar e desfrutar do mundo em determinadas ocasiões... Ou um emprego em que se possa sustentar a família sem passar sufoco. Não são sonhos menores esses... São sonhos! E todos os sonhos são bons. Porque o mais importante é trilhar caminhos em que possa se encontrar as boas explosões de felicidade, não é mesmo?
Enfim... Além dele ter me afirmado que eu deveria fazer aquilo que gosto, ele tambem me ajudou a começar a traçar as minhas metas de forma que eu consiguisse alcançar meu objetivo.
O único erro que eu acho que o William Douglas cometeu foi com relação ao nome do livro. Porque esse livro vai além de passar em provas ou concursos, esse livro é para todos aqueles que querem alcançar uma determinada meta.
Acho que o autor poderia, inclusive, relançar o livro só mudando o nome e mantendo o conteudo.
Se esse livro mudou minha vida, creio que mudaria a vida de outras pessoas também.
Por isso, fica aqui mais essa recomendação de leitura.
4- "Roube como um artista" - Austin Klein
Um livro presente-surpresa-agravel.
A minha irmã que me deu!
Depois de ter me dado o livro, minha irmã disse que era um livro "passe para frente"*...
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Isso nunca vai acontecer.
Até empresto... Mas passar para frente?
JAMAIS!!!
*um livro para passar para frente ou passar adiante é um livro que você dá a uma outra pessoa quando você concluir sua leitura. É uma espécie de corrente literária.
Esse livro, assim como o livro do William Douglas, também foi um livro que eu gostei muito porque ele puxa de volta para o meu centro quando eu me perco um pouco do meu foco. Ele dá várias dicas super legais de como organizar o pensamento. E, cara, não tem nada mais difícil do que organizar o pensamento e conseguir colocar em prática seus objetivos.
Por ser um livro de leitura rápida, eu constantemente releio esse livro.
Sem contar que ele traz umas sabedorias muito legais para se refletir a respeito e por tal motivo esse livro acabou entrando para as listas dos livros que mudaram a minha vida.
Vale super a pena e eu super hiper mega indico.
5- "O Segredo" - Rhonda Byrne
Apesar de eu ter mencionado acima que em "O Segredo" estavam citados muitas referências da Bíblia, ele também foi um livro muito marcante na minha vida.
A coisa mais triste que aconteceu com o livro foi os leitores terem feito mau uso da proposta que o livro tinha... (O mesmo erro cometido por quem lê ou deixa de ler a Biblia). Na série "Suits", uma das personagens chega a dizer que esse livro acabou sendo responsável pela crise imobiliária que assolou os EUA em 2008. E eu acreidto! Acredito porque as pessoas não sabem ler as coisas que estão lendo.
O objetivo do livro é fazer com que você trave metas claras e mentalize o seu objetivo com muita vontade para que você consiga alcança-lo. E aí as pessoas só mentalizaram mesmo... Esqueceram do "fazer por onde" que o livro também trata. E foi assim que muita gente acumulou dívidas... Porque nessa de achar que mentalizando consegue as pessoas deixaram de fazer o mais o importante: deixaram de agir!
Acredito mais ainda porque cheguei a presenciar isso com meus próprios olhos.
Impressionante como as pessoas só ouvem, lêem aquilo que lhes é conveniente e ignoram todo o resto que é de suma relevância para se alcançar objetivos.
Não seja essa pessoa!
Quando for ler algumas coisa, leia com atenção a todos os detalhes. E não só aquilo que lhe convém. Porque ouvir o que te agrada os ouvido é mole, mas ouvir o que te amarga os olhos é bem difícil. Mas só isso é só assim que você vai alcançar seus objetivos: dando mais atenção àquilo que não te agrada exatamente.
A gente tem uma dificuldade em ouvir as pessoas ao nosso redor por um motivo obvio: estamos perto demais observando os erros delas para ter que ficar ouvindo um monte de crítica muitas das vezes infundadas de alguém que não dá conta nem da própria vida mas quer se meter na sua sua.
Por isso, muito mais importante do que ouvir o que as outras pessoas tem a dizer, é aguçar em si mesmo a auto-crítica. Você tem que ouvir a alguém... Então ouça a si mesmo pelo menos... Leia coisas interessantes a fim de provocar em você esse desconforto. Você vai evoluir bastante.
Outro detalhe que eu gosto em "O Segredo" é que eu faço um link com um documentário chamado "Quem somos nós". Acho que os dois alinhados fecham o pacote perfeito. E por isso fica a minha recomendação de leitura e vídeo.
Depois faço a lista dos documentários que mudaram a minha vida também e exexplano aqui no blog.
Essas são as minhas recomendações de hoje.
Ajudem meu blog a crescer e compartilhem esse post com seus amigos por meio das redes sociais.
Tem algum livro para recomendar? Entre em contato por aqui ou mande um e-mail para natachamacsan@yahoo.com que ficarei feliz em trocar figurinhas.
Comentários
Postar um comentário